Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novas Técnicas de Cirurgia Cardíaca Com Robô

18 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

O jornal Nikkei anunciou hoje que a empresa japonesa de equipamentos médicos Olympus, numa cooperação com a Universidade de Tóquio, conseguiu o protótipo das instalações necessárias para efetuar cirurgias cardíacas decorrentes de anginas e infartos. É efetuado com o uso de robô e uma plataforma de controle, sem a necessidade de abertura ampla do peito e com o coração em movimento. Pode ser feito a uma distância apreciável dos cirurgiões com os pacientes.

A equipe comandada pelo Dr. Ichiro Sakuma desenvolveu o novo procedimento usando técnicas de endoscopia, fórceps, instrumentos de cirurgia eletrônica e pode ser efetuado com uma perfuração mínima no peito, informa o jornal.

Sabe-se que a Olympus já é tradicional em equipamentos similares para procedimentos endoscópicos, e que vem havendo significativos avanços de cirurgias cardíacas minimamente invasivas em todo o mundo.

Até recentemente, o número relativo de cirurgias cardíacas no Japão era consideravelmente baixo, quando comparado, por exemplo, com o Brasil. Os japoneses tinham mais problemas no aparelho digestivo, o que levou ao aperfeiçoamento de equipamentos de endoscopia. Mas com o aumento do consumo de carnes e gorduras naquele país, a tendência é acompanhar o que vem acontecendo no Ocidente.

Como a cooperação nipo-brasileira na área médica é intensa, mas não tão desenvolvida na área cardíaca, abre-se a possibilidade de sua intensificação, criando uma alternativa a que vem sendo feita com os norte-americanos. Principalmente nesta área de procedimentos endoscópicos minimamente invasivos, onde os japoneses são reconhecidos. Ao mesmo tempo em que pacientes com problemas cardíacos no Brasil é bastante elevado, possuindo a medicina brasileira muitos profissionais altamente qualificados nesta especialidade.


2 Comentários para “Novas Técnicas de Cirurgia Cardíaca Com Robô”

  1. mauricio cesar abrahao junior
    1  escreveu às 12:22 em 1 de setembro de 2011:

    Eu gostaria de saber se médicos brasileiros podem ir para o Japão para fazer cirurgia cardiaca? E se biomedicos podem fazer perfuçao extra corporea no Japão .

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:12 em 1 de setembro de 2011:

    Caro Mauricio Cesar Abrahão Junior,

    Infelizmente, somente médicos diplomados no Japão podem atuar como profissionais naquele país. Muitos brasileiros e outros estrangeiros formados no exterior necessitam fazer novamente o curso no Japão, pois é extremamente difícil conseguir o reconhecimento de cursos feitos no exterior. O número de cirurgias cardiacas no Japão é muito baixo, quando comparado com o Brasil, por exemplo, e muitos médicos japoneses com cursos de pós-graduação no exterior não conseguem posições para executar tais cirurgias, que ficam reservados para os chefes de equipes das grandes universidades. Tudo necessita de cursos feitos no Japão, havendo somente exceção para enfermeiros formados na Ásia que dominem completamente o idioma japonês, que passem por rigorosos exames efetuados especialmente para tanto.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: