Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O METI Anuncia Suporte Para Atividades Culturais

8 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: , , ,

O governo japonês, por intermédio do seu Ministério de Economia, Indústria e Comércio Exterior, anuncia que vai dar suporte para atividades culturais no exterior. Envolveria “design”, “fashion” de toda natureza como serviços, o que pode parecer estranho, pois melhoraria a compreensão da cultura daquele país, mas teria um impacto baixo na promoção de sua economia interna.

É evidente que para os envolvidos em atividades culturais é uma boa notícia, e ainda que possa promover o intercâmbio comercial, seu poder multiplicador aparenta ser baixo. Pode estar envolvendo a prestação de serviços como já vem sendo efetuado no Brasil, na área do saneamento. Ou mais recentemente na Índia, onde está se propondo cooperar nos estudos de projetos de infraestrutura e suas avaliações, como foi feito no passado.

Pode significar que isto englobaria a elaboração adequada de projetos como suas avaliações, o que teria muito sentido. Em muitos países, mesmo emergentes, há uma carência de projetos bem elaborados que possam receber o financiamento, incluindo o fornecimento de equipamentos pesados, como vem sendo efetuado na Índia. Lá, as empresas japonesas estão recebendo suporte governamental para cooperarem nos projetos de infraestrutura, desde Delhi até Mombai, representando um importante corredor, auxiliando na melhoria de dezenas de cidades.

Para países como o Brasil, isto seria relevante, pois os governos locais não estão conseguindo elaborar projetos de infraestrutura que possam receber suporte internacional, de forma adequada. Compreendem desde a de transportes, inclusive portos, sempre com o sentido de auxiliar no desenvolvimento sustentado, com baixo impacto ambiental e utilização de energia limpa.

Recentemente, uma missão governamental japonesa esteve em São Paulo relatando suas experiências no combate a inundações e outros desastres da natureza. Eles possuem uma tecnologia para tanto, pois estão sujeitos a terremotos e furações, que exigem serviços eficientes de defesa civil. Notou-se, na ocasião, o pouco preparo das autoridades locais para formularem pedidos de cooperação internacional para objetivos desta natureza, apesar das autoridades japonesas se colocarem à disposição.

Outros projetos locais, como a melhoria dos portos, não evoluem satisfatoriamente, pois só existem estudos gerais, sem que os detalhamentos atendam os requisitos das agências internacionais. Relacionados à infraestrutura, que tenham conotações ecológicas, poderiam ser aprofundados com impulsos vindos do exterior, atendendo tanto as autoridades como fornecedores locais, com complementos vindos do exterior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: