Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ásia e China na Folha de S.Paulo

4 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

A Folha de S.Paulo dedica um grande espaço para a Ásia e a China no seu caderno Mercado de hoje, com informações interessantes, algumas comparativas. Nos períodos em que as notícias rareiam, tanto com a Copa do Mundo e a monotonia mundial com dados que indicam lentas deteriorações em todas as partes, o editor de Mercado Raul Juste Lores, com sua experiência de correspondente na China, preenche o espaço disponível, de forma inteligente.

Os mais interessantes estão relacionados com os esforços chineses na intensa construção dos transportes de massa, principalmente do sistema de metrô nas grandes metrópoles, que pretendo conhecer brevemente. Ainda que a experiência seja recente, todos ficam impressionados com o volume de metrô e trem rápido que os chineses estão construindo, pretendendo participar inclusive de concorrências no Brasil.

b0407201001

Parede decorada do Metrô de Xangai. Foto: Yang Yi/China Foto Press/Caderno Mercado da Folha de S.Paulo

Que existe uma orientação governamental chinesa, nem sempre respeitando as recomendações dos impactos sobre o meio ambiente, bem como os habitantes que são atingidos pelas desapropriações, noticia-se com frequência. Mas que estes aspectos estão sendo corrigidos aos poucos. Que existem subsídios volumosos e que metas são estabelecidos politicamente, todos sabem.

De qualquer forma, não se restringe somente a uma tecnologia, que parte foi copiada sem muito respeito de outras do exterior, incluindo um pequeno trecho de levitação magnética. Quando um programa ousado como o chinês acaba sendo implementado, surge a oportunidade para aperfeiçoamentos tecnológicos, o preparo de uma engenharia de projeto e execução, como superação dos obstáculos que surgem, contando com equipes de todos os recursos humanos para uma rápida execução, certamente sem o respeito às conquistas trabalhistas obtidas no Ocidente. Informa-se que turnos de trabalho de doze horas são comuns, sem fins de semana, com poucos descansos nos feriados.

As comparações internacionais são sempre perigosas, pois os diversos fenômenos detectados ocorrem em cenários diferentes, onde as diversas nuances são difíceis de serem captadas. O que se pode se constatar, que entre os asiáticos costuma haver uma maior fidelidade de relacionamento com os que os ajudaram no passado, como certos privilégios obtidos por alguns grupos brasileiros na China.

De qualquer forma, observa-se que o desenvolvimento político ocorrido no Brasil, com a estabilidade de suas instituições, apresentam algumas vantagens comparativas. E que os fenômenos políticos como econômicos costumam apresentar ciclos, como se constata ao longo da história.

Os que acreditarem no contínuo desenvolvimento estável por longos períodos, sem o surgimento de graves entraves, podem correr o risco de serem induzidos a enganos.

shanghai-map



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: