Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Conhecendo Um Pouco do Brasil – Piauí (8)

16 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Se existe um Estado do Brasil sobre o qual mesmo os brasileiros possuem um conhecimento equivocado é o Piauí. Com pouco mais de 250 mil quilômetros quadrados, é maior que o Reino Unido e sempre teve a errônea fama de ser o Estado mais pobre do País, contando com um clima adverso, o que difere da verdade. Certamente, conta com condições que não são as melhores do Brasil, mas estes conceitos estão sendo revistos.

A sua capital fica em Teresina, cujo velho centro está numa ilha fluvial do rio Parnaíba, a centenas de quilômetros do litoral, o que lhe proporciona uma sensação de muito calor, devido a sua umidade. Mas, para surpresa dos visitantes, quando eles se deslocam em direção a Leste, para Campo Maior, vão encontrar matas que não diferem do Sul do País.

Mapa do Piauí

Hoje, fica entre os Estados do Maranhão e do Ceará, tendo ao Sul o novo Estado de Tocantins. Suas terras rurais estão sendo procuradas pelos empresários que, aproveitando a sua topografia, desenvolvem uma agricultura comercial, deixando para o passado a imagem de caatingas, de uma pecuária extensiva. Mais que a média da Região Nordestina, é servida por rios perenes, que suportam uma agricultura irrigada.

O seu litoral é estreito, limitando-se a foz do rio Parnaíba e um pouco mais. Sua população foi forjada pelo passado adverso e se enquadra entre os bravos que conseguem sobrepujar mesmo os períodos mais secos, encontrando formas de adaptar-se ao quadro da região. Muitos dos seus filhos se destacam nas atividades nacionais.

Com as adequadas correções técnicas hoje disseminadas pelas pesquisas, existem atividades que tiram partido das condições do Estado para produções que se ajustam a elas. As novas atividades que estão se instalado no Piauí prometem-lhe um futuro mais promissor.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: