Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lições de um Projeto Fracassado de Futebol

3 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , , | 2 Comentários »

jabulani_dinheiroQuem pensar que futebol é um simples esporte, infelizmente pode estar enganado. É um negócio muito rentável para alguns que aproveitam as paixões que despertam multidões em todo o mundo. E como tal, exigem estratégias e táticas para se obter sucesso, o que vem sendo ensinado pelos especialistas deste a antiguidade, em muitas atividades. Possui uma grande importância política, podendo ajudar a galvanizar uma nação. É preciso usar o carisma como vem fazendo o Maradona, que ouve de quem entende, com humildade. E não brigar com a imprensa, que transmite as suas impressões para uma nação.

Muitos acham que a desclassificação de importantes equipes, inclusive a brasileira, era previsível. Alguém indicou um inexperiente técnico como o Dunga, que nunca tinha dirigido qualquer equipe profissional, mas atendia obedientemente interesses obscuros. Seu comportamento como jogador era de uma truculência que foi transmitida para jogadores mais jovens. Como ele afirmava, era a “sua seleção”, não a do Brasil. No esporte, o vigor físico cai com a idade, infelizmente, e os mais idosos como a Itália e o Brasil estão fora, enquanto as seleções renovadas como a alemã e a holandesa continuam na disputa. Não basta o “patriotismo barato” do qual Dunga afirma que a sua equipe estava dotada, revelando uma ignorância que não conseguiu nem superar com seu período na Europa.

Os jovens que Dunga incluiu na seleção, prestigiando os que jogam no exterior, não foram os mais felizes. Muitos dirão que no Brasil se dispõe de talentos que podem romper as sólidas defesas das equipes de todo o mundo com o “drible”, no que muitos brasileiros são especialistas. O técnico holandês mostrou que se empenhou no estudo da equipe brasileira, e atacava pelas laterais e sobrecarregava principalmente os que se encontravam mais fragilizados emotivamente. Virou o jogo no intervalo, coisa que um teimoso como Dunga não era capaz de neutralizar, até porque não tinha providenciado substitutos à altura de jogadores que não se encontravam, sabidamente nas melhores condições físicas, e nem contava com um plano alternativo. Que numa campanha como a Copa vai haver baixas, é mais que previsível. Os chineses já ensinavam que as batalhas podem ser ganhas conhecendo profundamente os adversários e o que se conta do nosso lado para enfrentá-los.

Mesmo com a desmobilização que a desclassificação provoca, há que se enfrentar a realidade da próxima Copa do Mundo no Brasil, com falta de recursos e uma clara indisciplina entre os dirigentes do futebol no país. Que tenhamos, no mínimo, a capacidade de aprender que o mundo considera o futebol muito importante, os chineses e asiáticos contam com velocidade, os africanos com sua força física estão em ascensão. As limitações encontradas na África do Sul, a escolha de um técnico e jogadores que reflitam um mínimo de consenso nacional, pois ela e as Olimpíadas podem ajudar a alavancar este país emergente, como outros já fizeram.


2 Comentários para “Lições de um Projeto Fracassado de Futebol”

  1. Jaime Pereira da Sil
    1  escreveu às 07:55 em 4 de julho de 2010:

    Artigo lúcido e ponderado. Parabéns!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:48 em 4 de julho de 2010:

    Caro Jaime Pereira da Silva,

    Os esportes são sempre controvertidos. Mas parece que fomos incapazes de acompanhar a evolução do que ocorria na Alemanha e na Holanda, treinando sistemas para neutralizá-los, sempre com a arrogância de que somos mais criativos. Pode ser que a lição sirva para uma renovação mais inteligente.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: