Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mercado de Flores na Ásia

6 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: , ,

Esta notícia publicada no jornal econômico japonês Nikkei mostra como o desenvolvimento é um processo global, envolvendo os mais variados setores e despertando interesses internacionais. Escrita pela jornalista Azusa Sugihara, informa-se que empresas que pertenciam a Kirin (grupo Mitsubishi) do ramo de produção de flores e sementes passaram para o controle de um fundo holandês, que está visando à expansão do mercado asiático, principalmente chinês.

Todos sabem que os holandeses são importantes produtores de flores e sementes no mercado internacional, inclusive no Brasil, onde a Holambra tem uma importância apreciável, superando a comercialização dos japoneses e seus descendentes.

kirin flores

Centro de desenvolvimento de flores da Agribio em Hamamatsu, Shizuoka

As subsidiárias da gigante de bebidas Kirin, Agribio Co. e Agribio EC BV, apesar de rentáveis, deixaram de ser foco de interesse do grupo japonês – interessado em retornos rápidos, diferente dos negócios relacionados às flores – e foram transferidas para os holandeses.

Os consumidores asiáticos, com a elevação do seu nível de renda, passaram a consumir mais flores. Os japoneses que continuam na empresa, utilizando a experiência acumulada no Japão, bem como gerenciamento das propriedades intelectuais de novas variedades, pretendem ingressar no mercado chinês como outros asiáticos. Mas a Kirin se desinteressou pela atividade.

Os holandeses que possuem uma experiência em agrobusiness constataram as potencialidades destas empresas. O desenvolvimento de novas variedades de flores bem como de vegetais costuma demandar cinco a dez anos. Costuma ser atividades desenvolvidas por empresas familiares ou individuais. Pertencendo a um fundo, precisam provar que continuarão rentáveis para os seus novos acionistas.

Utilizando a equipe existente, precisam estudar como estabelecer as raízes nos mercados que estão visando, sob novo controle.

Mas este caso mostra que existem oportunidades interessantes quando se examina casos concretos com profundidade, envolvendo atividades que nem sempre chamam muita atenção, mas continuam importantes para a melhoria da qualidade de vida.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: