Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças nas Empresas Provocadas pela Crise

4 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

É natural que as empresas promovam mudanças para se adaptarem aos novos cenários provocados pelas crises econômicas. Tudo indica que elas serão mais profundas e deverão ocorrer a prazo longo. Como os países emergentes estão se ajustando mais rapidamente às dificuldades provocadas por ela, as empresas que podem estão procurando atender as demandas destes países com produtos cujos preços são mais acessíveis, até para atender aos novos consumidores.

Na localização de parte de suas instalações ocorreram mudanças para onde os custos são mais competitivos, notadamente em termos dos recursos humanos. Nota-se também que muitas empresas estão se associando as outras, focando seus negócios nas áreas onde entendem que são mais competitivas.

O que era difícil se imaginar até pouco tempo atrás, acaba ocorrendo atualmente, havendo intercâmbios com os concorrentes do passado recente. Assim, empresas japonesas, coreanas, chinesas e hindus, que atuavam no mesmo segmento, estão juntando suas forças para se tornarem mais competitivas nos mercados globais, inclusive por razões de sobrevivência.

Fusões e incorporações são noticiadas diariamente, mostrando que se procuram ganhos de dimensão, ao mesmo tempo em que evitam custos que podem ser eliminados. Na Ásia, continuam sendo ampliados os esforços para redução das barreiras tarifárias, tendendo a formar um mercado comum, pois instalações para a produção de componentes de um determinado bem se espalham por muitos países, procurando as localidades mais convenientes para cada uma delas.

Quando o custo das matérias-primas utilizadas, ou componentes, representam um item importante dentro do total de muitos produtos, nota-se que as empresas procuram tirar a máxima vantagem destas diferenças, pois os custos de transporte estão se reduzindo.

De outro lado, muitas empresas acabam aprendendo que nem só os cálculos dos custos são relevantes, mas as diferenças das culturas empresariais, ou os relacionamentos com as autoridades locais, acabam apresentando cenários adversos em muitos casos. Ainda que estejam tratando de negócios, existem outros fatores que proporcionam alguns diferenciais.

Os sistemas logísticos para ligar todo este mundo continuam melhorando, bem como as comunicações, mas a própria dinâmica do desenvolvimento acaba provocando alterações no quadro. Como o surgimento de movimentos reivindicatórios por parte dos assalariados, como os que se espalham pela China, principalmente sua região costeira.

Os desafios a serem superados ganham uma dinâmica mais acelerada, forçando as empresas a rápidas mudanças, com flexibilidades que não existiam no passado. O pragmatismo dos dirigentes e componentes de uma empresa está influindo nos seus resultados, determinando sua ampliação, estagnação e até a sua extinção.

Tudo isto está transformando todo o mundo em economias mais interessantes, onde as mudanças ganharam uma relevância maior nos seus destinos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: