Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Surpreendente Culinária Coreana

18 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: , , | 2 Comentários »

Para alegria dos seres humanos, existem surpresas nem sempre aguardadas. Das culinárias asiáticas, a coreana é das menos conhecidas mundialmente, mas ela é notícia no The New York Times, Wall Street Journal of East e outros veículos de elevado prestígio internacional.

Por indicação e companhia do embaixador brasileiro em Seul, Edmundo Fujita e senhora, um grupo de brasileiros teve o privilégio de conhecer o restaurante Sanchon (em coreano, que em ideograma chinês significa “mountain village” em inglês ou “murayama” em japonês). E de sobra um impressionante “show” da melhor cultura artística coreana, com danças de elevado padrão com ritmos marcantes, com a participação dos comensais.

Em cada um dos pratos, que são dezenas, descobre-se o melhor sabor das matérias-primas utilizadas, todos de origem vegetal, surpreendentes pela simplicidade, com elevada arte e coração no seu preparo. Aprimorados nos templos budistas coreanos, pode se sentir que para muitos supera os similares de outros asiáticos.

Instalado nos becos da velha Seul, dentro de uma construção antiga de madeira conhecida em inglês como “Zelkova Tree”, acompanhada de artesanatos de alto nível, mostrando quanto é universal alguns sons e objetos, como os de origem africana, que se espalharam pelo mundo.

Há quase uma unanimidade dos apreciadores da melhor gastronomia que a culinária deste restaurante é de “world class”, chegando a superar o que é elaborado nos centros mais reconhecidos do mundo. Mas que ela é autenticamente coreana, não existe a menor dúvida, tanto pela apresentação primorosa quanto pelo sabor característico.

Aqueles que desconheciam esta culinária coreana devem rever os seus conceitos, pois são páreos duros para os melhores japoneses, chineses, tailandeses ou indianos. É claro que o ambiente e as companhias qualificam-na mais ainda, mas certamente merece a melhor das atenções dos profissionais que ainda não a conhecem.

Danca típica da Coreia_01 comensais participam da dança


2 Comentários para “Surpreendente Culinária Coreana”

  1. kauane
    1  escreveu às 18:08 em 24 de julho de 2014:

    Que musica típica da Coreia ?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:49 em 24 de julho de 2014:

    Cara Kauane,

    O que foi apresentado neste jantar aparentava ser derivado de um folclore local, mas com elevada sofisticação.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: