Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vantagens do Multiculturalismo

5 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Uma interessante matéria foi publicada hoje no jornal O Estado de S.Paulo mostrando uma aparente inversão de situações entre o Brasil e a Alemanha, com o título “Alemanha, a sensação multicultural”, elaborado pelo jornalista Wilson Baldini Jr., referindo-se a Copa do Mundo. Fomos sempre reconhecidos com um país onde chegaram imigrantes de variadas etnias, e a miscigenação provocou uma criatividade dos nossos jogadores, principalmente de origem africana.

Cacau Metade da seleção alemã inclui jogadores de outras origens, inclusive um brasileiro naturalizado alemão, de nome Cacau. Além de um espanhol, três poloneses, três turcos, um nigeriano e um de Gana, naturalizados ou de lá nascidos, segundo a matéria.

Jovens, com grande vigor físico e elevada velocidade. Os analistas especializados que imaginam que eles não são criativos estão sendo driblados pelos alemães, uns dos mais cotados para vencer a Copa. E o seu jovem técnico empenha-se em inovações, com muitas jogadas ensaiadas, mostrando que se empenharam no preparo de uma equipe competitiva.

Como a próxima Copa do Mundo deverá ocorrer no Brasil, nada mais natural que começar a preparar imediatamente a equipe, com muita humildade, absorvendo as lições que foram deixadas pela terrível desclassificação prematura. Tudo indica que um dos países que mais fornece jogadores para todo o mundo, conta com talentos que devem ser aproveitados com inteligência, com dirigentes capazes de aprender o que está ocorrendo com potenciais adversários.

Não subestimar os adversários e suas limitações seria um bom começo, reduzindo a arrogância que provocou a decadência de muitos povos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: