Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Conjunto de Notícias que Exigem Atenção

17 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , ,

Um conjunto de informações vindas das mais variadas fontes acaba formando um cenário que exige atenções dos analistas. A China deixou de ser produtora de quinquilharias baratas que invadem todos os países, como ainda pensam muitos. Os chineses estão adquirindo empresas em economias desenvolvidas, como as japonesas e norte-americanas, para conseguirem adicionalmente tecnologias e terem novos mecanismos de acesso a mercados no exterior, inclusive em setores de tecnologias de ponta. Os pesados investimentos que vieram fazendo por anos acabaram criando equipes competentes de engenharia e alta tecnologia, nossos concorrentes e impressionando o mundo.

O balanço comercial brasileiro continua superavitário graças às exportações brasileiras de baixo valor agregado, como matérias-primas e produtos agropecuários, cujos preços ainda se mantêm em patamares elevados, proporcionando receitas razoáveis. Mas nos produtos manufaturados já ocorrem crescentes déficits em decorrência do câmbio, entre outros fatores, inclusive com a importação de equipamentos chineses.

Industriais brasileiros que são exportadores competitivos de produtos manufaturados começam a sentir o aumento das importações de produtos que concorrem com os nacionais, muitos provenientes da China, cuja expansão interna sofre uma pequena desaceleração. Chegam a pedir medidas restritivas para usar o mercado interno brasileiro como alavanca para o seu aperfeiçoamento tecnológico, para se manterem competitivos.

Os chineses diversificam suas reservas externas que estavam concentradas nos títulos públicos norte-americanos, mas os influxos destes recursos em algumas economias, inclusive a brasileira, acabam provocando a valorização do câmbio nestes países, reduzindo a sua competitividade internacional.

São situações que vão se agravando ao longo do tempo, exigindo um conjunto de medidas que pode se chamar de política industrial, que proporciona resultados a médio e longo prazo, se uma economia desejar consolidar o seu processo de desenvolvimento.

As autoridades presentes, como as potencialmente futuras, necessitam tomar posições claras sobre este conjunto de situações que é fundamental para uma economia, notadamente as emergentes, como a brasileira. Ainda que estas situações não sejam percebidas pela opinião pública, ignorar este quadro é um grave crime de lesa Pátria, pois vai acabar afetando o futuro de segmentos importantes da população.

Estas situações não permitem gabar-se do passado recente, nem dos acervos dos recursos naturais. Exigem mobilizações de todos os recursos disponíveis, naturais ou humanos, para que sejam estabelecidos os objetivos e as estratégias pelas quais serão alcançadas, se possível com os estabelecimentos das metas com os seus prazos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: