Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Consumo dos Idosos no Japão

15 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

São frequentes as informações de que a idade média dos japoneses continua se elevando, tendência que deverá ser seguida, com defasagens variadas, pelos demais países. O que lá acontece poderá se observar em outras economias, com pequenas variações, pois as tendências demográficas apresentam uma razoável estabilidade.

O jornal econômico japonês Nikkei informa que o grupo dos consumidores de mais de 60 anos constitui-se hoje no mais importante que ajuda a sustentar a economia. Eles procuram novas atividades e manter a sua qualidade de vida. Muitos produtores estão desenvolvendo modelos específicos para atender a suas necessidades. A Fujitsu, por exemplo, desenvolveu um telefone celular com teclados maiores e outras especificações voltadas para este segmento dos consumidores, vendendo de 2 a 2,5 milhões destes modelos anualmente.

idosos

Consumidora da terceira idade experimenta o celular da Fujitsu em uma loja do Japão

Um clube de golfe está oferecendo descontos, voltados para o seu uso nos dias úteis da semana, para este segmento da população. As academias de ginásticas contam com aumento de seus membros nesta faixa de idade. Pesquisas efetuadas pelo governo japonês mostram que eles consomem relativamente mais que os jovens, considerando seus rendimentos e patrimônios. A Shiseido, empresa de cosméticos, criou produtos específicos para esta faixa de consumidores.

Eles consomem quase o dobro dos jovens nas mesmas condições econômicas, e continuam aumentando o seu consumo. Mesmo nos períodos críticos da recente crise, quando a população no geral reduziu o seu consumo, adotando posições conservadoras, os sexagenários continuaram mantendo seus consumos, crescendo cerca de 1,2%. E este segmento da população é a que mais cresce no Japão, tendência que continuará no futuro.

Algumas autoridades começam a considerar que esta faixa da população deve ser a que pode retirar muitas economias do marasmo em que se encontram no momento, com as incertezas aumentando em todo o mundo.

Muitos japoneses nesta faixa passam a morar sozinhos, e o seu consumo de energia são 50% superior, bem como produção de lixos é 70% maior aos dos jovens. Eles gastam em educação e lazer quase o dobro dos norte-americanos na mesma faixa.

Ainda que existam algumas resistências no Brasil, no Japão e na Europa aumentam os apartamentos destinados a esta faixa da população, com instalações que facilitam suas vidas, bem como aumentam os cuidados com acidentes, a que eles estão mais sujeitos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: