Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Copa do Mundo e Qualidade do Futebol Brasileiro

9 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , ,

Não é preciso ser um especialista, basta ligar a televisão no Brasil ou em outros países do mundo para se notar que atual qualidade do futebol brasileiro é preocupante, quando comparada com a praticada em muitos lugares ou no passado. É preciso ter a plena consciência que o Brasil é conhecido no resto do mundo pelo seu futebol, que já teve fases brilhantes e conta com muitos jogadores e outros profissionais espalhados por países até difíceis de serem imaginados. São embaixadores do Brasil em todo o mundo. É uma marca pela qual somos reconhecidos, para o bem como para o mal.

E a Copa do Mundo na África provou que ela é um evento mundial que dá ampla visibilidade ao país que a sedia, multiplicada pela atual capacidade da comunicação universal. Os chineses a consideram equivalente às Olimpíadas, e já preparam a equipe nacional para disputá-la no Brasil.

Mesmo não desejando se aborrecer, basta abrir os jornais, revistas e outros meios de comunicação social para verificar que os preparativos da infraestrutura estão aquém do desejado. Parece que o assunto não está sendo levado a sério, como se o improviso e a urgência fossem acabar dando um jeito em tudo. Todos sabem que o que está em jogo não é somente o futebol, mas a capacidade brasileira de engenharia, de mobilização de recursos, de planejamento, de antecipação dos obstáculos. O que está em jogo é o Brasil.

maracanã

Novo projeto para o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Licitação contestada e programa de reforma se arrasta

Quanto à qualidade do futebol, os nossos jovens estão sendo atraídos pelos mercados que remuneram melhor os seus talentos, desde a idade em que não contam com a estrutura psicológica para enfrentarem os altos e baixos de uma fama exagerada. A falta de heróis em destaque em outros campos da atividade humana parece canalizar para o futebol todas as atenções. Parecem que muitos jovens estão corrompidos por ambientes artificiais para os quais não contam com o suporte adequado, nem de seus familiares, como dos profissionais que os cercam.

A desmedida ambição por resultados de curto prazo estão sacrificando talentos que poderiam ter uma longa carreira, condicionando-os fisicamente para as características que não são dos brasileiros. Raros são os talentos que encantam pelos seus dibles, que superam as forças físicas, onde as massas de músculos são aumentadas por meios duvidosos. Sempre resta a esperança que mudanças estão sendo providenciadas.

Sem os heróis que a população brasileira necessita e admira, os estádios brasileiros não podem proporcionar as rendas desejadas, inviabilizando a manutenção de equipes custosas como proporcionar retornos nos investimentos em estádios que precisam atender as exigências atuais de segurança.

São se tratam mais de problemas que podem ser resolvidos pela boa vontade de alguns poucos, mas de equacionar e programar algo que mobiliza toda a nação brasileira. Chega a ser um problema de interesse nacional, sem nenhum ufanismo, pois este esporte gera divisas importantes para o país, mas, muito mais que isto, tem o poder de galvanizar a vontade coletiva de um povo que deseja um lugar no mundo.

O Estado indutor capaz de despertar o espírito animal dos empresários necessita adquirir a consciência que a mobilização nacional para elevar o orgulho nacional já está tardando. O povo brasileiro tem uma paixão pelo futebol, como poucos no mundo, e é lícito utilizá-la para elevar o nível de realização nacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: