Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Visto Através da Cozinha

15 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: , ,

Num evento patrocinado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo foram distribuídos exemplares da revista Nippon, em inglês, com a devida tradução para o português, que contém uma série de artigos muito interessantes sobre a culinária usual dos japoneses. Começa com uma que se refere ao Japão visto através da cozinha, cobrindo três residências, desde uma mais sofisticada para os padrões usuais do Japão até um em que um jovem empregado em uma empresa prepara os seus “bentôs”, uma espécie de almoço numa caixa.

O interessante é que isto cobre o Japão atual, desde as cerâmicas e porcelanas utilizadas, bem como as facilidades dos seus armazenamentos, onde o espaço disponível nas residências costuma ser pequeno, mas bem aproveitado. A funcionalidade destas cozinhas é uma marca, para proporcionar eficiência onde não se pode contar com a ajuda de empregadas como em algumas sociedades emergentes.

nippon kitchen

Os artigos cobrem desde a origem e evolução desta cozinha japonesa até os dias de hoje, desde a Era Meiji mostrando como evoluiu o fogão. Bem como a simplicidade do uso da água, e do lugar do preparo dos alimentos, mostrando a diversidade dos implementos utilizados, sempre em espaços limitados.

Descreve a vida de uma dona-de-casa como já existem poucas, que prepara a refeição matinal tradicional (que normalmente consiste de arroz, missôgiru – sopa de pasta de soja fermentada, um peixe grelhado, picles e algo como um pequeno omelete), que evidentemente exige que ela acorde mais cedo que os demais membros da família. Ela ainda prepara os “bentôs” que seus filhos levam para a escola, efetua as compras diárias dos ingredientes frescos e prepara o jantar para toda a família. Ainda que tudo isto hoje conte com materiais semipreparados disponíveis nos supermercados, implica num grande volume de trabalho. Há, como consequência, mudanças de costumes, com muitas famílias adotando um café da manhã tipo ocidental, menos trabalhoso.

A revista apresenta uma variação do cardápio desde a primeira refeição do dia até dos jantares, durante uma semana, mostrando as amplas opções disponíveis. Há fotos dos principais utensílios usados na cozinha das famílias japonesas, bem como os lugares tradicionais onde podem ser adquiridos em Tóquio, como no bairro de Asakusa.

Há uma evolução para que todo este trabalho seja simplificado, e um exemplo é a panela de preparo do arroz, com os primeiros domésticos que surgiram em 1955, até os mais sofisticados hoje disponíveis. Um artigo cobre também as muitas facas disponíveis, cada um para uma determinada finalidade, mas coisa para profissionais. Bem como a fabricação plástica dos mostruários utilizados na maioria dos restaurantes japoneses.

Um artigo precioso ressalta a qualidade das matérias-primas utilizadas na culinária japonesa, mostrando um exemplo da harmonia com a água e o meio ambiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: