Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Cautelosas na Política Econômica Chinesa

19 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

Examinando as notícias provenientes da imprensa internacional, mas principalmente do principal jornal chinês, China Daily, pode-se constatar que as autoridades daquele país promovem cautelosas mudanças na sua política econômica, que devem proporcionar resultados a médio e longo prazo nas demais economias relevantes no mundo. A China é hoje o principal investidor em títulos do Tesouro Norte-Americano e vagarosamente promove a sua redução, quer aplicando em títulos de outros países, quer aumentado seu investimento em ativos que possam transferir tecnologias para o seu país ou ampliar os seus acessos nos mercados externos.

Por outro lado, admitindo que as economias de seus parceiros comerciais não apresentam a vitalidade desejada, estimulam o desenvolvimento do seu mercado interno. Para tanto, estão promovendo as importações, tentando reduzir o seu superávit comercial, ainda que cautelosamente, anunciando que esta política deve ser mantida no mínimo até o final do ano.

Trabalhadores de uma fábrica de vestuários em Huaibei

Muitos analistas chineses admitem que esta política proporcionará resultados a médio prazo, provocando uma redução do seu superávit, mas não o eliminando. Estão induzindo, também, a interiorização do desenvolvimento que estava concentrado nas empresas estrangeiras localizadas mais próximas do litoral, onde movimentos pela melhoria dos salários já começam a serem registrados, mesmo com a intensa migração interna.

Para tanto, volumosos investimentos continuam sendo feitos no interior, quer seja de infraestrutura como em todas as atividades que procuram melhorar o nível de vida nas regiões mais interioranas, inclusive pesquisas e educação. Até as atividades rurais estão sendo incentivadas, de forma que o abastecimento de vegetais aumentem nas zonas rurais próximas aos grandes centros urbanos.

Ainda que os mecanismos de mercado sejam dominantes na China atual, o papel do governo na orientação de toda a economia é mais acentuado do que nos países de longa tradição capitalista. As diretrizes anunciadas pelo governo, com o manejo do seu sistema oficial de crédito, são mais efetivas que em outras economias, ficando claro o núcleo do seu comando.

É de se esperar, portanto, que estas mudanças acabem ocorrendo na economia chinesa, com consequência no mundo todo, dada a importância atual da China na economia mundial, notadamente nos países asiáticos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: