Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aperfeiçoamentos na Administração Pública Brasileira

2 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Um importante evento está acontecendo em Brasília, com especialistas discutindo as possibilidades dos controles das despesas públicas. Até agora, apesar da grande disponibilidade de informações, os sistemas de controle simplesmente examinavam se adequados procedimentos burocráticos tinham sido adotados pelos administradores públicos. O conceito atual, discutido em diversos níveis da administração pública, inclusive internacionalmente, vai além, encarando a contabilidade como um grande banco de dados que pode ser utilizado para as finalidades que se perseguem e que devem ficar claras.

Além de deixar explícitos os custos dos serviços prestados pela administração pública, como o de educação, saúde e outros, o que passa a ser questionado é a eficácia com que estes serviços estão sendo entregues aos interessados, membros da coletividade que pagam os impostos.

Vista parcial da Escola Fazendária

A Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda reuniu, além de funcionários públicos de diversas origens, especialistas nacionais e internacionais, inaugurando uma nova fase na administração pública. Os funcionários, a maioria que ingressou na administração pública por concurso e pertence a uma carreira, se mostram entusiasmados por participar destas inovações que concedem “status” mais elevado para as suas funções.

Professores eméritos da Universidade de São Paulo, entre eles Delfim Netto e Eliseu Martins, com larga experiência na administração pública e privada, participaram do evento ao lado de estrangeiros e especialistas que atuam nos variados setores dos diversos governos. Ficou claro que esta função não é do governo, mas do Estado, devendo ser encarado como um processo que vai sendo implantando ao longo do tempo, com milhares de medidas que vão se somando.

Aqueles que imaginaram que a contabilidade era meramente formal, como antigamente, para examinar somente a exatidão das contas nos seus números, descobriram porque o Brasil está se destacando mesmo entre os países desenvolvidos, por contar com contribuições importantes para o controle dos bens que interessam à população, aos acionistas ou administradores.

Na Universidade de São Paulo, os “papéis” publicados nas revistas acadêmicas de prestígio internacional mostram que os atuais profissionais estão na vanguarda do conhecimento, criando novos mecanismos para melhor utilização da contabilidade, que deixou de ser do “chato” que se preocupava com detalhes.

Com uma visão bem mais ampla, os contabilistas se mostram preparados para desempenhar um papel importante na contenção das despesas públicas, na medida em que mais serviços podem ser oferecidos com as mesmas verbas disponíveis, sempre limitadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: