Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasil Pensando Grande Com Realismo

17 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: ,

Acompanhando as lamentáveis atuais discussões eleitorais, fica-se com a impressão que os que pretendem serem nossos líderes ainda não adquiriram a consciência que o Brasil tem todas as condições para ser uma potência mundial. Todos admiram o desenvolvimento recente da China, da Índia, de toda a Ásia que há algumas décadas eram tidas como países e regiões problemáticos, cheios de limitações que não tínhamos no Brasil. Continuamos agimos como complexados, incapazes de superar as naturais dificuldades que temos.

Contamos com uma população altamente miscigenada, de muitas etnias e culturas, trabalhadora, com uma dimensão apreciável. Temos os recursos naturais invejáveis, impar no mundo. Somos pacíficos, não temos conflitos internos ou externos, religiosos ou de qualquer outra natureza. Já mostramos que podemos crescer mais de dez por cento ao ano economicamente, por longos períodos. Mantemos um intercâmbio com todos os países do mundo, de forma equilibrada. Melhoramos a nossa distribuição de renda, regional e entre pessoas. Temos poupanças e financiamentos externos.

mapa_brasil Bandeira do Brasil

Importamos e geramos tecnologias, como no setor agroindustrial e alguns setores de ponta. Temos um sistema financeiro sem problemas. Somos capazes de preservar o meio ambiente que temos, contribuindo mundialmente para evitar o aquecimento global. Temos um complexo industrial com participação equilibrada de capitais e tecnologias estrangeiras de variadas origens, com potenciais para um desenvolvimento mais acelerado. Temos uma infraestrutura que pode ser melhorada sem maiores problemas. Temos um sistema de pesquisas avançadas que podem ser melhoradas.

Conquistamos um sistema democrático, com os defeitos que existem em qualquer sociedade humana. Temos um sistema judiciário razoável, que sempre poderia ser melhor. Como todos os demais serviços que prestamos aos brasileiros e estrangeiros que aqui vivem. Seria muito monótono viver num país sem problemas, pois muitos se suicidariam de tédio.

O que nos falta no momento? Um pouco de ambição, um sonho que podemos ser melhores. Que podemos resolver os problemas que todas as sociedades emergentes possuem. De compreender que desenvolver é gerar problemas a serem resolvidos e superados continuamente. Que é um processo de constantes conquistas, que nada existe de insuperável. Formas pelas quais vamos conquistá-los podem existir muitas, e é sobre elas que temos que discutir. Qual o caminho que preferimos?

Somos um povo admirado porque temos capacidade de trabalho e ao mesmo tempo viver com alegria. Vamos transformar o que temos em bens que vão proporcionar melhores condições de vida para todos, não só brasileiros como para a humanidade.

Utopia? Quem não tem sonhos, objetivos elevados, nada vai conquistar. Se nos compararmos com os asiáticos, com os europeus, com os norte-americanos, com os vizinhos sul-americanos ou os africanos, mesmo sem nenhum ufanismo podemos facilmente constatar que temos todas as condições necessárias para alcançar um futuro melhor.

Quem conheceu parte deste mundo e observou as dificuldades que existem em qualquer país constata facilmente que as nossas são superáveis, com um mínimo de diretrizes que sejam traçados. E estejam certos que vão galvanizar as forças desta nação que estão preparadas para travar as batalhas necessárias para conquistar melhores condições, superando eventuais limitações.

Que as lideranças tenham a coragem de empunhar as bandeiras para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural. Ou serão atropeladas pelas hordas ansiosas que estão preparadas para estas conquistas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: