Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lojas de Departamento do Japão Atraem Turistas Estrangeiros

18 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

As lojas de departamento do Japão, lá conhecidas como “depaato”, eram estabelecimentos de grande prestígio para os consumidores japoneses. Com a atual crise, e a invasão de milhões de turistas, principalmente chineses, estão se adaptando para a nova realidade. Promovem publicidades nas grandes cidades chinesas como Xangai, oferecendo vantagens especiais, como descontos pelo uso de cupons ou de cartão de crédito chinês da UnionPay, que chegam a 10% do valor de uma compra mínima de 5.000 ienes.

Estas lojas passam a ter atendentes falando mandarim, e serviços para tax free para estes turistas estrangeiros. Até em caixas eletrônicos, utilizando os cartões de créditos chineses da UnionPay, uma estatal da China, pode se sacar notas de iene japonês. E são as lojas mais conhecidas, como Takashimaya, Mitsukoshi, Isetan e outras consideradas de elevado prestígio. A Associação destas lojas reportou ao jornal Nikkei que suas vendas em agosto, neste ano, cresceram 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Loja de departamento

Tudo isto mostra, de um lado, a profunda crise em que está a economia japonesa, e, em contraste, a expansão da economia chinesa que aumenta os seus turistas para o Japão. Mesmo que o câmbio atual provoque um acréscimo dos preços para os chineses quando no Japão.

Na realidade, parte deste turismo é para as famílias chinesas conhecerem como funciona um país desenvolvido, tanto pelos seus hotéis, restaurantes como lojas de toda a natureza. Os chineses consideram os produtos japoneses ainda de qualidade superior, e estão ensinando seus filhos a observarem países como o Japão para introduzir aperfeiçoamentos internamente. As viagens de turismo são verdadeiras aulas, abrindo o horizonte de uma população que não contava até recentemente com estas possibilidades.

Noticia-se que os cartões de crédito conhecidos no Ocidente já enfrentam os chineses que têm uma dimensão assustadora, e é até agora um monopólio estatal. As agências de turismo procuram tirar proveito deste novo fluxo de viajantes chineses, equipando-se com pacotes e intensas publicidades.

Pode-se afirmar que para as lojas de departamento japonesas, que estavam beirando à situação falimentar, esse novo fluxo de consumidores chineses é um alívio que deve ser aproveitado de forma mais criativa possível.


2 Comentários para “Lojas de Departamento do Japão Atraem Turistas Estrangeiros”

  1. roclafamilia
    1  escreveu às 08:42 em 21 de outubro de 2010:

    Helpful blog, bookmarked the website with hopes to read more!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 13:04 em 22 de outubro de 2010:

    Folks,

    Thank you for use my site.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: