Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Uso da Internet Para Atividades Comunitárias

10 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Akio Ogawa Na última segunda-feira, o jornal O Estado de S.Paulo publicou uma interessante matéria da jornalista Nataly Costa informando que Akio Ogawa, um economista, vem mantendo um nikkeypedia, com o site www.nikkeypedia.org.br para promover uma integração cultural com verbetes sobre palavras japonesas que despertam curiosidades do público. Na realidade, constata-se que o site vai mais longe, procurando ser instrumento para que entidades comunitárias e os interessados na cultura japonesa tenham meios para se comunicarem, acessando informações até históricos sobre a imigração japonesa.

É uma clara tentativa de encontrar meios de congregarem aqueles que têm interesses comuns, sobre aspectos da cultura japonesa, independentemente de serem descendentes de imigrantes nipônicos. Há uma natural desagregação dos laços que unem uma comunidade de imigrantes e seus descendentes, como já ocorreu entre alemães, italianos ou árabes, mais antigos do que a japonesa, decorrente da integração crescente de seus descendentes na sociedade local que facilita altamente a miscigenação.

Que existe uma curiosidade crescente sobre aspectos da cultura japonesa, não há dúvidas, começando pela culinária e outros aspectos como as cerimônias de chá ou arranjos florais, conhecidos como ikebana. Também que existe uma heterogeneidade entre as situações comunitárias dos descendentes de imigrantes japoneses, tanto em São Paulo como nas cidades do interior. Mas ainda persistem identidades que os diferenciam, e a congregação dos mesmos hoje só é possível à distância, e a internet é um instrumento poderoso para reuni-los.

Como Akio Ogawa estimula entidades espalhadas pelo Brasil a contarem com seus sites, bem como tópicos da cultura japonesa são postados, o número daqueles que acabam acessando o seu site ou os que estão linkados com ele acaba sendo elevado. Portanto, o nikkeypedia acaba sendo um instrumento adicional para despertar o interesse daqueles que desejam conhecer melhor o significado de algumas expressões da cultura japonesa.

É um trabalho interessante que deve ajudar a manter relacionados os membros da comunidade, bem como os que se interessam sobre assuntos relacionados com a cultura japonesa, que deve dar a sua contribuição para a consolidação dinâmica da brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: