Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Perplexidades Com as Rápidas Mudanças

12 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , ,

Observam-se as dificuldades que os meios tradicionais de comunicação enfrentam com as rápidas mudanças que ocorrem com os instrumentos que transmitem “on time” as informações por todo o mundo pela internet. Fico impressionado ao encontrar no site de um jornal de Bancoc, da Tailândia, os resultados da Fórmula 1 de automobilismo em Monza, na Itália, minutos depois que a corrida terminou. Resultados atualizados sobre o US Open de tênis estão nos mais variados sites de jornais asiáticos, em muitos países. Ao lado da massa de notícias sobre o futebol em todas as localidades. Isto me dá a consciência da importância dos esportes e dos meios de comunicação, tornando o mundo uma aldeia global e, pior, instantâneo e descartável.

Vejo os jornais tradicionais lutando para se adaptar a esta nova realidade, inovando as formas pelas quais se apresentam ao seu público, que está diminuindo, apesar de algumas honrosas informações em contrário. As verbas publicitárias necessárias para sustentar organizações complexas e pesadas estão se reduzindo, o que está obrigando muitos a cobrarem pelo acesso a elas. Vários veículos, inconformados com a superficialidade das notícias que os seus leitores exigem, procuram criar suplementos para análises mais profundas para parte dos seus usuários tradicionais. Eles desejam satisfazer os que procuram reflexões mais cuidadosas. Mas é sempre complicado ajustar o foco e o equilíbrio em que devem se concentrar, atendendo também as publicidades indispensáveis.

Lamentavelmente, para os mais exigentes, o que parece aumentar é a demanda de “fofocas” sobre personalidades sociais ou aqueles que ficam conhecidos, com o seu minuto de fama, pela sua presença nos meios de comunicação, principalmente a televisão. Tenho a impressão que atendem uma necessidade, quando constato a quantidade destas revistas nas salas de espera de muitos consultórios.

As revistas semanais que antes tinham uma importância na formação da opinião pública e até para pautar outros meios de comunicação também passam, cada vez mais, a fornecer informações mais superficiais, tentando concorrer com os meios eletrônicos mais velozes e sintéticos, como se tudo fosse possível de ser transmitido numa frase de um twitter.

Com tudo isto, ainda que a demanda de livros esteja aumentando em todo o mundo, muitos deles também estão se tornando menores e mais visuais. Os que exigem leituras mais cuidadosas parecem estar reservados para um público restrito, mas a esperança é que o hábito da leitura comece na juventude com os mais leves.

Até os bens materiais estão ficando descartáveis. Ninguém compra um computador para a vida toda, bem como automóveis ou produtos eletrônicos. Depois de pouco tempo de uso, necessitam ser substituídos por outros tecnicamente mais avançados. As lojas tradicionais estão sendo substituídas pelas mais ágeis nas mudanças.

A grande dificuldade é que na formação dos seres humanos é preciso um pouco mais de tempo, e uma gestação continua demandando nove meses, ainda que os jovens atuais iniciem os seus estudos ainda em tenra idade. E contem com os estímulos para um rápido aprendizado. Mas alguns conhecimentos necessitam ser decantados, separando-se o joio do trigo.

Mas, assim caminha a humanidade, e certamente o amanhã será melhor do que ontem.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: