Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sankai Juku do Balé Butô Apresenta Tobari

15 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , ,

O butô se tornou conhecido no mundo pelo trabalho de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, o último falecido recentemente. É considerado um balé de acentuada expressão corporal pós-Hiroshima. Ushio Amagatsu faz parte da segunda geração do butô, criador do grupo Sankai Juku, de criação japonesa que o levou para Paris para universalizá-lo. O grupo tem feito apresentações por todo o mundo, com uma frequência incrível, sendo a terceira vez que se apresenta no Brasil, sempre com grande sucesso.

Neste Tobari – Como um Fluxo Inesgotável faz uma apresentação como de costume com movimentos corporais minimalistas, dentro de um cenário quase zen, ótima iluminação e um fundo musical caracteristicamente oriental, que induz a uma meditação, ao mesmo tempo em que os gestos são extremamente valorizados.

Snakai_01 Sankai

É uma apresentação para os que apreciam espetáculos de dança, onde se destacam as expressões corporais, pois os atores se apresentam maquiados todos de branco, com vestes mínimas, mas valorizadoras das danças, que diferem das usuais.

Usa-se muito um cenário deslumbrante como luzes que aparentam ser o firmamento, com muitas estrelas, sobre um palco simples. Os movimentos aparentam ser simples, mas muito estudados e elaborados, tirando o máximo partido da expressão corporal, valorizado pela iluminação e os contrastes do branco sobre o fundo escuro.

No catálogo do espetáculo distinguem-se as diversas fases, com nomes abstratos, acentuando um aspecto quase filosófico. Parece deixar para o público a interpretação deste conjunto, forçando uma introspecção, quase uma meditação.

A reação do público ao término do espetáculo demonstra que a mensagem foi entendida com grande entusiasmo. Mostra que o butô, pelas diversas apresentações já efetuadas no Brasil já tem uma audiência cativa, certamente de apreciadores que conhecem o que há de melhor na dança contemporânea de elevada qualidade, que é sempre universal. Mas fica claro que o butô é de origem japonesa, com a sua contribuição para a cultura mundial, que os brasileiros têm a oportunidade de apreciar.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: