Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Akira Kurosawa no Brasil

9 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: , ,

akira_kurosawa

Um sonho longamente acalentado está prestes a realizar-se. A partir de 22 de outubro próximo, no Instituto Tomie Ohtake, pinturas de cena, storyboard, de Akira Kurosawa estarão expostas. Projeto que Ricardo Ohtake, junto com outros colaboradores, planejou há anos, com negociações difíceis, será concretizado em São Paulo, Brasil, em coordenação com a Mostra Internacional de Cinema, que exibirá uma cópia restaurada de Rashomon, que tornou Akira Kurosawa conhecido fora do Japão.

A Folha de S.Paulo, Ilustrada, traz hoje um artigo de Ana Paula Souza sobre o assunto, completado pelo trabalho da reportagem local. Existe um museu em Tóquio onde se encontra esta coleção, junto com outras peças que lembram os trabalhos de Akira Kurosawa, este cineasta exigente, que além de desenhar o storyboard esboçava todos os figurinos que seriam utilizados nos seus memoráveis filmes. Castelos verdadeiros foram construídos para serem queimados durante a filmagem, cujas maquetes foram preservadas, como muitas coisas utilizadas na produção destas obras.

Toshiro Mifune e Machico Kyo, em Rashomon Pintura de cena de Ran Pintura de cena de Kagemusha

Como estes materiais exigem muito cuidado para o seu transporte, é preciso contar com patrocinadores de peso, o que não se consegue no Japão. Muitos filmes de Akira Kurosawa tiveram que contar com investidores estrangeiros, como Martin Scorsese e outros cineastas que reconheciam a genialidade do cineasta japonês, que nem sempre foi prestigiado no seu próprio país.

A exposição deve contar com a presença da Teruyo Nogami, produtora de muitos filmes do mestre japonês, e autora do livro “A espera do tempo”, que retrata o seu longo relacionamento profissional com o diretor. Kurosawa, com seu gênio difícil, ouvia poucos, entre eles a colaboradora Teruyo Nogami, que reconheceu explicitamente.

As duas páginas da Folha de S.Paulo, ainda que bem elaboradas e ilustrativas, dão uma pálida ideia do que foi deixado pelo grande mestre japonês do cinema, que começou a sua carreira como pintor. São notícias estimulantes que devem atrair um grande público para a exposição.

Akira Kurosawa é reconhecido no exterior como um dos ícones da cultura japonesa, mas nem sempre contou com o suporte necessário no Japão, o que continua acontecendo com as agências governamentais daquele país, que pouco se empenham no patrocínio de sua divulgação.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: