Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cerâmica Chinesa e Sua Influência no Mundo

11 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , ,

Em que pesem as dificuldades de relacionamento internacional que a China atual enfrenta tanto em decorrência do seu inusitado aumento no mundo econômico como os problemas políticos de desrespeito aos direitos humanos, há que se reconhecer a importância cultural conquistada pela sua cerâmica no mundo. Em um museu em Sévres, famoso pela sua porcelana, expõe-se uma cronologia mundial mostrando que os chineses já produziam a porcelana quando os europeus faziam cerâmicas de baixa temperatura como os indígenas brasileiros.

O jornal chinês China Daily apresenta dois artigos sobre cerâmicas que merecem atenção. Um sobre a atual produção de cerâmicas de Nixing, de cor avermelhada, que foi apresentada na Expo Xangai 2010, informando que uma peça do mesmo estilo foi exposta em 1915 em São Francisco, USA, tendo sido contemplada com um grande prêmio. O outro, noticiando que num recente leilão mundial da Sotherby, em Hong Kong, uma porcelana chinesa da Dinastia Qing, de 360 anos, alcançou o preço recorde de US$ 32,5 milhões.

porcelana_01 Pote de chá de Nixing

A especialista Alice Cheng exibe o vaso de porcelana da dinastia Qing (foto de agências); pote de chá em cerâmica de Nixing (foto de China Daily)

As cerâmicas chinesas são conhecidas no Ocidente desde a época de Marco Polo, e fizeram sucesso na Belle Epoque na Europa. Os japoneses que possuem uma cerâmica admirada em todo o mundo aprenderam dos chineses via coreanos, num processo que começou a dezenas de séculos na região de Fukuoka, mais próxima à Coreia.

Ainda que a cerâmica chinesa se mantenha de forma tradicional, pois suas formas e variedades são ricas há séculos, designs mais atualizados também estão sendo apresentados. Mas nas exposições internacionais, as antiguidades são mais apreciadas. No Oriente não se faz a distinção do artesanato popular da arte de elevado padrão artístico como no Ocidente, valorizando-se igualmente os produtos utilitários de uso cotidiano, pois, além de envolverem trabalhos dos artesãos, foram produzidos pela ação do fogo sobre os barros moldados.

As matérias-primas são fundamentais e envolvem longas preparações dos barros selecionados, cuidados com muito carinho. Costumam-se usar fornos de alta temperatura, utilizando lenhas de qualidade, havendo hoje preocupações ecológicas, evitando-se o uso de produtos químicos que possam prejudicar a saúde, tanto dos artesãos como dos que os utilizam.

As antiguidades expostas internacionalmente mostram que o mundo absorveu muito da cultura que foi desenvolvida a partir da China e se espalhou por todo o Extremo Oriente. Alem dos designs muito variados e ricos, as combinações das colorações são difíceis de ser copiadas, havendo cores que não são obtidas em outras regiões. Decorrem de raras combinações de materiais, muitas mantidas secretamente por séculos que, mesmo conhecidas recentemente, dificilmente podem ser reproduzidas. O que está se processando é o desenvolvimento de estilos locais, que permitem serem identificadas pelas diversas escolas de cerâmica e porcelanas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: