Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Coreanos Mais Agressivos no Lítio da Bolívia

15 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

Como é do conhecimento de muitos, o lítio é um minério bastante abundante no mundo e estratégico para a produção de baterias elétricas para automóveis elétricos e, mesmo que parcialmente, para produzir energia solar e eólica. O problema principal é que sua extração pode ser fácil, se for feita a partir de reservas de sal, mas as disponibilidades bolivianas de sal mineral são consideradas entre as mais competitivas, sendo disputadas por muitas empresas internacionais.

Já as reservas que exigem complexas minerações ou extrações a partir do mar apresentam custos bem elevados. Existem projetos de extração do subsolo aproveitando águas salgadas que jorram na superfície. Estima-se que a demanda destas baterias de lítio devam ser crescentes com relação aos esforços ecológicos, tanto pela captação da energia solar ou eólica que exigem armazenamentos temporários. Os carros elétricos também constituem em finalidades potenciais destas baterias.

Salar_de_coipasa

Lago Coipasa, a maior reserva de lítio do mundo

O jornal coreano MK Business News anuncia hoje que o grupo sul-coreano de desenvolvimento de recursos, chamado Natural Resources, conseguiu um acordo com as autoridades bolivianas para a exploração, mineração, desenvolvimento e venda do lítio da reserva de Coipasa. Ela é considerada como detentora de 2/3 da capacidade da reserva de Solar de Uyumi, também boliviana, que estima contar com 60% das atuais reservas conhecidas de lítio do mundo.

Segundo algumas fontes credenciadas, as autoridades bolivianas gostariam que a fábrica de baterias de lítio fosse instalada naquele país. A notícia deste jornal coreano só fala dos esforços de desenvolvimento do lítio, que pode ser somente a sua extração do sal, desde a sua mineração. Sabe-se, no entanto, que grupos coreanos disputam com de outros países para produzirem estas baterias.

Este jornal coreano informa que o acordo decorreu de um grande esforço do governo sul-coreano com o boliviano, mostrando que não se trata somente de um entendimento privado. Também é o primeiro contrato assinado pela Bolívia com um grupo estrangeiro.

Deve-se reconhecer a importância deste acordo para a Bolívia que conta com outros recursos minerais como o gás que fornece para o Brasil apesar dos custos elevados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: