Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Guias Como Michelin no Japão

23 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: , ,

O jornal Valor Econômico reproduz um artigo da jornalista Mariko Sanchanta, do The Wall Street Journal, comentando que o Guia Michelin elege o Japão como o centro culinário do mundo, ao premiar 12 estabelecimentos da região de Kansai, ou seja, Quioto, Osaka e Kobe, mais que Tóquio ou Paris. A edição anterior se referia à região de Kanto, ou seja, Tóquio, que já impressionava por contar com mais estabelecimentos estrelados que as grandes capitais do mundo gastronômico. Nesta edição, evitam-se as críticas efetuadas anteriormente e as avaliações foram feitas pelos inspetores japoneses. No entanto, é preciso compreender que isto só serve para a orientação dos turistas e não para os verdadeiros gourmets.

De qualquer forma, o que consta do artigo é que somente em Tóquio, já em 2006, se contava com 160.000 restaurantes, incluindo os estrangeiros, enquanto Paris tinha 15.000. O que se encontrou foi uma grande dificuldade, pois muitos estabelecimentos não permitiram que seus pratos fossem sequer fotografados.

premiados

Chefs premiados pelo Guia Michelin, que elegeu o Japão como o centro culinário do mundo

Informam que existem 24.000 restaurantes japoneses no resto do mundo, mostrando que os nipônicos apreciam utilizar estes estabelecimentos e de fazer uma divulgação de sua culinária no exterior.

A região de Quioto é famosa pelo seu kaiseki ryori, que já comentamos neste site, constituindo de uma refeição completa com um menu tradicional, que remonta a mais de 500 anos. Muitos estabelecimentos são bastante fechados, normalmente pequenos, exigindo reservas com muita antecedência, de preferência feitos por intermédio de um cliente conhecido do estabelecimento. Os preços destes restaurantes costumam ser elevados, quando comparados com os melhores do Ocidente.

No Japão, sempre houve muitos outros restaurantes simples, frequentados por clientes habituais, tanto para acompanhar uma bebida como para conversar com os proprietários. Existem muitos pratos populares de preços módicos, além dos de alta gastronomia, para os usos habituais.

Muitos pratos conhecidos no Ocidente, como o sashimi ou sushi, só são apreciados eventualmente, pois seus preços costumam ser elevados. Hoje, existem muitas cadeias de estabelecimentos populares, mas no Japão também estão presentes os grandes chefs conhecidos internacionalmente, principalmente os franceses.

A variedade da culinária encontrada no Japão é impressionante, e o que se estranhava era a falta das provenientes dos países árabes, sendo que recentemente se instalou um luxuoso estabelecimento de cozinha otomana, pois muitos turistas japoneses visitam Istambul. No mais, costuma-se encontrar do bom e do melhor.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: