Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Preocupado em Reduzir sua Dependência da China

6 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

senkaku Um editorial do jornal japonês Nikkei explicita as preocupações que vem se acumulando com os atritos entre Japão e a China, tanto pelos incidentes com navios de ambos os países como pela disputa de uma ilha denominada Senkaku. Os japoneses entendem que os chineses estão aumentando seus investimentos na área militar e que as relações bilaterais estão num ponto de inflexão, o que constitui em problemas para o mundo.

O Japão considera que precisa diversificar suas fontes de abastecimento de matérias-primas, não podendo ficar dependente da atual China. Informa que quando Deng Xiaoping visitou o Japão, há 32 anos passados, a China ainda estava iniciando o uso dos mecanismos de mercado, e ele solicitou a assistência japonesa.

Mas a China entrou num rápido processo de desenvolvimento, e hoje é 11 vezes maior que há 20 anos passados. O Japão deixou de emprestar para a China em 2007, o que acontece hoje com muitos países europeus e os Estados Unidos. Segundo o jornal, a China enfrenta problemas internos com seus cidadãos encorajando medidas diplomáticas duras para unificar sua opinião pública.

Com o seu sistema autoritário, toma medidas restritivas, tais como prendendo japoneses e limitando suas exportações de terras raras. Os problemas trabalhistas na China estão criando dificuldades para empresas japonesas. Usando o seu mercado como armamento, segundo o jornal, o Japão necessita exigir o respeito às regras da comunidade internacional.

Segundo o Nikkei, o Japão deve acelerar o estabelecimento de acordos de livre comércio com economias em rápido crescimento como a Índia, o Brasil e países do Sudeste Asiático, para reduzir a sua dependência com relação à China. Segundo ele, os japoneses devem utilizar as mesmas medidas que os chineses, restringindo o fornecimento de componentes eletrônicos. Bem como fortalecer sua economia para contar com recursos para sua própria defesa.

Para se compreender estas posições japonesas, deve-se notar que muitos dos produtos encontrados em seus supermercados são supridos pela China. O turismo dos chineses para o Japão constitui em uma verdadeira invasão, ajudando sua precária economia, que está estagnada por décadas. Os japoneses dependem totalmente dos norte-americanos para a sua defesa externa, e enfrentam problemas com os soldados que se encontram nas bases japonesas.

As demandas de produtos agropecuários da China, bem como de muitas matérias-primas do mercado internacional, acabam sofrendo elevações de preços para os japoneses, com as grandes compras chinesas. O episódio da soltura de tripulantes dos navios chineses representou uma humilhação para os japoneses.

Lamentavelmente, estes atritos bilaterais acabam se refletindo no cenário internacional, causando perturbações indesejadas para todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: