Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mulheres no Mundo e na Ásia

11 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , ,

Chama a atenção de todos e a imprensa acaba registrando os contrastes existentes em muitos países, vários no mundo asiático, sobre o papel das mulheres nos dias atuais. Um artigo da Katrin Bennhold, do The New York Times, publicado na Folha de S.Paulo, fala do custoso regime machista, mostrando que a participação feminina na força de trabalho varia muito pelos países e, onde ela é baixa, estes locais estão menos desenvolvidos.

É difícil dizer se a causa é cultural ou o fenômeno é a consequência do nível de desenvolvimento. Na medida em que se registra uma escassez relativa da mão de obra, ocorre um apelo maior para o emprego de mulheres em funções que eram tradicionais de homens, como as atividades de segurança. Também a avaliação da importância das mulheres pode ser relativa, tanto em decorrência da aparência diferindo com o poder efetivo. Mesmo na Ásia, a quantidade mulheres no comando de governos é relativamente elevada.

Mulheres no trabalho mulheres-executivas jeova_jpg ok

As mulheres estão ocupando os mais variados postos de trabalho

Estas mudanças estão provocando alterações nos hábitos, como das roupas utilizadas, onde mesmo as mulheres muçulmanas e hindus estão com vestimentas que evoluem para estilos mais atualizados. Que elas são consumidoras ativas, não se duvida, tanto para as suas necessidades como das suas famílias. No Japão, são elas que comandam as decisões fundamentais, como as aplicações das poupanças das famílias, como a educação dos filhos, que são importantes para o futuro de todos.

Mesmo nos países em que as mulheres não tinham um trabalho regular fora do lar, sente-se que estão aumentando as que optam por carreiras em empresas ou no setor público, havendo aquelas que exercem atividades parte do tempo, ou as que não exigem horários rígidos.

Para cuidar destas mulheres que estão trabalhando, desenvolvem-se atividades como das creches que cuidam das crianças quando isto é difícil para as mães. Nota-se, com a longevidade, que muitos avós estão cuidando das crianças no lugar dos pais.

Parece universal que as mulheres estão aumentando sua participação nos comandos das empresas, bem como nas atividades públicas. Pode ser que sempre estiveram, mas não chamavam a atenção dos meios de comunicação como recentemente. Até nos esportes, as participações das mulheres estão merecendo maiores destaques.

Tudo isto é muito natural, pois hoje se reconhece que mesmo nas atividades que exigem força física, abandonou-se o preconceito que havia limitações fisiológicas, até diante da maternidade. E apesar dos preconceitos em culturas conservadoras, reconhece-se que existem muitos seres humanos que não são claramente definidos nos seus sexos, além das opções tomadas por cada pessoa.

É lamentável que estas posições sejam levantadas até em processos eleitorais, nas sociedades que são consideradas mais tolerantes do ponto de vista étnico, cultural, religioso e educacional, acabando por restar prevalecendo sempre as diferenças econômicas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: