Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Algumas Recomendações de Turismo no Japão

10 de novembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , ,

As opções disponíveis para turismo no Japão são muitas e o que se recomenda é passar alguns dias viajando pelo país, em vez dos exageros de conhecer somente os hotéis e os aeroportos pela Ásia, como preferem muitos turistas sul-americanos, que usam o conforto dos pacotes. O jornal Japan Times sempre traz artigos interessantes sobre regiões daquele país que despertam as curiosidades dos visitantes. E há um escrito por Eriko Arita, explicando por que Fukuoka, em Kyushu, a grande ilha ao sul do arquipélago nipônico, também é conhecida como Hakata, nome da estação do Shinkansen, e antiga denominação da época que Nara era capital do Japão.

Os japoneses consideram Fukuoka uma das cidades mais conservadoras e nacionalistas do Japão, onde se praticam muitas artes marciais. É um dos pontos mais próximos da península coreana, por onde se transferiu parte da cultura chinesa, e nas fronteiras as afirmações nacionais são mais veementes. Como a da cerâmica de alta temperatura que faz parte, hoje, da japonesa, tendo desenvolvido características próprias e usa fornos chamados de noborigama, com câmaras em sequência, usado por gerações. Mas foram originalmente trazidas do continente pelos coreanos. A reportagem informa que existe um serviço prestado por voluntários que servem de guia para os turistas, explicando as principais atrações da cidade.

fukuoka boneca jardim barracas

Produtos em seda seda Hakata à venda no Fukuoka Hilton Sea Hawk. Boneca Hakata. Jardim de rochas no Templo Jotenji. Barraca de comidas e bebidas faz um grande sucesso no distrito de Fukuoka Tenjin (Fotos de Eriko Arita)

Como na maioria das cidades japonesas, existem os artigos e alimentos que são destacados para definirem a identidade local. Os turistas japoneses costumam, quando viajam, trazer para seus parentes e amigos o chamado “omiyague”, ou seja, uma lembrancinha do local para onde foram. Quando os Shinkansens passam por cidades ou regiões, costuma-se oferecer “bentôs”, isto é, lanches que utilizam produtos típicos delas. É uma forma de destacar o que é mais marcante naquela parte do Japão.

Os artesanatos, que são pouco valorizados na América do Sul, são mais apreciados no Japão, pois elaborados pelo trabalho humano, e não decorrentes de produções em massa, e em Fukuoka destacam-se os que utilizam a seda local, diferenciada. Sempre existem os templos mais conhecidos de cada cidade, como também os seus jardins, que acabam ganhando o status de atrações turísticas.

Como Fukuoka fica localizado mais na parte sul do Japão, são famosos os seus yatais instalados nas ruas, onde podem ser apreciados os guiosas típicos da cidade, pastéis de carne suína e quente, que são apreciados com os biru, ou seja, cervejas e chopes. Por muito tempo, Hakata era a última cidade do Shinkansen que ia em direção ao sul.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: