Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Concorrência do Trem Rápido no Brasil

20 de novembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Trem Rápido | Tags: , , | 2 Comentários »

O jornal econômico japonês Nikkei informa que o consórcio que seria formado para disputar a concorrência do trem rápido brasileiro que ligaria Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, liderado pelas grandes empresas como a Mitsui, Mitsubishi Heary, Hitachi e Toshiba, não pretende mais concorrer ao projeto. A mesma notícia informa que os franceses, liderados pela Alston, segundo informações coletadas na embaixada francesa em Brasília, também não participaria da disputa. Eles alegam que o engajamento do governo brasileiro não foi suficiente para reduzir o risco do projeto, caso a demanda por parte dos passageiros não seja tão alta como a prevista nos estudos iniciais.

Restaria o consórcio coreano, liderado pela Korea Railroad que continua trabalhando ativamente, pois pretendem que este projeto brasileiro os qualifique para os outros futuros que disputarão nos Estados Unidos.

mapa

Mapa com o trajeto do trem rápido

Como o edital de concorrência estabeleceu como critério de escolha a tarifa mais conveniente, os consórcios que contam com equipamentos com eficiência comprovada, por longos anos de uso, mas que possuem custos elevados, não se sentem à vontade para assumir compromissos de operação que se estendem por 40 anos.

Se os chineses, que estão implantando muitas linhas ferroviárias rápidas no seu país, com custos baixos e rápida implantação, não disputarem esta concorrência, e tudo indica que ainda não estão suficientemente preparados nos seus estudos preliminares, há uma possibilidade que os coreanos sejam os únicos concorrentes, e já são considerados os favoritos.

Há notícias que os grandes fundos de pensões das estatais brasileiras pretendiam aguardar o resultado da concorrência para depois aderirem com seus recursos, mas que o governo estaria induzindo a sua antecipação. O BNDES estaria preparado para conceder um volumoso financiamento para o projeto.

Os profissionais relacionados com estes projetos preveem que parte da receita dos operadores deste sistema deve ser proveniente da valorização dos imóveis próximos às estações destas ferrovias, que tendem a se tornar importantes pontos de venda, como tem se observado principalmente no Japão.

Tudo indica que o governo brasileiro pretende manter o cronograma do projeto, pois atenderia parte das demandas que ocorreriam com a Copa do Mundo e as Olimpíadas. De qualquer forma, problemas ambientais e as dificuldades naturais do grande desnível entre São Paulo e Rio de Janeiro são desafios a serem vencidos.


2 Comentários para “Concorrência do Trem Rápido no Brasil”

  1. Tweets that mention Concorrência do Trem Rápido no Brasil » Asia comentada -- Topsy.com
    1  escreveu às 16:19 em 20 de novembro de 2010:

    […] This post was mentioned on Twitter by Henrique Teixeira, Paulo Yokota. Paulo Yokota said: Concorrência do Trem Rápido no Brasil http://goo.gl/fb/b6hWM […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:26 em 20 de novembro de 2010:

    Caro Henrique Teixeira,

    Obrigado por divulgar o nosso site.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: