Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Denso Escolhe Brasil Para Implantar um Centro de Pesquisa

11 de novembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , | 2 Comentários »

A General Eletric anunciou sua intenção de efetuar US$ 500 milhões de investimentos no Brasil, inclusive estabelecendo um centro de pesquisas para utilizar a criatividade dos brasileiros. De forma similar, a Denso japonesa, uma das maiores empresas de autopeças no mundo, anunciou no jornal econômico japonês Nikkei que decidiu estabelecer em Santa Bárbara do Oeste, Estado de São Paulo, um centro de pesquisas para produtos voltados aos países emergentes.

Além das notícias que alimentam a guerra econômica mundial antecedendo a reunião do G20 na Coreia do Sul, as empresas que operam mundialmente parecem convencidas que os países emergentes, como o Brasil, devem ser objeto de atenções especiais para uma nova fase que envolve pesquisas, preparação de mão-de-obra qualificada, usando as qualificações dos recursos humanos locais. Não se trata somente da competitividade da produção utilizando a mão-de-obra barata ou outras facilidades, mas de um profundo convencimento que estes mercados tendem a continuar com elevadas taxas de crescimento. Já noticiamos as pesquisas e treinamento de mão-de-obra que os japoneses desejam fazer na Bolívia.

denso

Segundo a notícia do Nikkei, a Denso, que já conta com uma pequena empresa produtora de ar-condicionado para veículos no Brasil, vai transferir suas operações de desenvolvimento de produtos e tecnologia na América do Sul para esta nova unidade. Entendem que pesquisa e desenvolvimento local são cruciais para atender a demanda dos países emergentes.

Este centro terá como finalidade inicial desenvolver ar- condicionado, alternadores e sistemas relacionados com os escapamentos. Mas envolverão inicialmente também as vendas, tecnologias e fornecimentos para atender as necessidades desta companhia multinacional.

Eles já possuem centros similares nos Estados Unidos, na Europa, na Tailândia e na China, e deve instalar outro também na Índia. Eles esperam baixar o custo de produção de cerca de 20 principais autopeças, sempre com o foco em países emergentes.


2 Comentários para “Denso Escolhe Brasil Para Implantar um Centro de Pesquisa”

  1. Pequenas Cousas
    1  escreveu às 03:36 em 13 de novembro de 2010:

    Eis a nota original do Nikkei. http://www.pequenascousas.com/2010/11/denso-vai-c

    Agora o Japão está vendo o Brasil de outros olhos.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 05:59 em 13 de novembro de 2010:

    Pessoal,

    É um começo, mas é preciso fazer muito mais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: