Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Empresas Asiáticas Adquirem Ativos no Japão

22 de novembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , | 3 Comentários »

O jornal econômico japonês Nikkei anuncia que investidores chineses e outros asiáticos estão aumentando suas aquisições de ativos no Japão. Um dos alvos dos fundos asiáticos é um resort localizado nas estações de água da província de Miyagi. É um estabelecimento de luxo com objetos da tradição cultural do Japão. Uma organização internacional baseada em Hong Kong adquiriu este resort que se encontrava com problemas financeiros, e está remodelando para receber novos visitantes asiáticos. O fundo visa atrair turistas chineses e de outros países asiáticos, pois a localidade é famosa pelas suas águas termais e fica perto do aeroporto de Sendai. A viagem de Xangai para o local é de cerca de cinco horas.

Segundo o fundo, o objetivo são os novos ricos asiáticos, com o tema “Japão moderno”. Cerca de oito entre 10 oportunidades de investimentos são adquiridos por chineses ou outros asiáticos. Além de hotéis, estão sendo adquiridas empresas que operam com confecções e fornecimento de componentes. Estudados cuidadosamente, os investidores acreditam que existem enormes potencialidades nestes ativos. Os japoneses avaliam estes ativos do ponto de vista da demanda local.

sino

Reprodução de um sino de templo decora o hall de entrada de Chikusenso, uma pousada de luxo  em Miyagi

No ano que passou, uma empresa chinesa que opera com eletrodomésticos adquiriu uma importante cadeia japonesa, tendo dobrado suas vendas. Ela instalou uma nova unidade numa famosa loja de departamentos, visando os clientes chineses. Uma famosa empresa japonesa de confecções foi adquirida por uma empresa chinesa que pretende instalar 2.000 lojas na China com a mesma marca japonesa. Os chineses consideram os produtos japoneses de boa qualidade, e estão absorvendo os executivos do Japão, dando uma nova visão dos valores na nova companhia.

Está se adotando, agora, a expressão “Made in Chapan”. Os chineses reconhecem que as marcas japonesas têm um valor, estão colocando capital chinês com a tecnologia e a marca japonesa.

A disponibilidade de capitais e consumidores dos chineses, com seu recente desenvolvimento rápido, ao lado de uma relativa estagnação da economia japonesa devem estar estimulando estas operações, ainda que existam pequenos problemas de política externa relacionado com as fronteiras entre os dois países.


3 Comentários para “Empresas Asiáticas Adquirem Ativos no Japão”

  1. Roberto Tongu
    1  escreveu às 22:29 em 23 de novembro de 2010:

    Não há erro no texto? O aeroporto de Kansai fica em Kansai e o de Miyagi fica em Tohoku, bem distantes um do outro.

    O aeroporto de Narita é bem mais próximo que o de Kansai, mas mesmo assim a uma distância de aproximadamente 3 horas de trem.

    O aeroporto mais próximo mesmo é o de Sendai, mas este, sendo um aeroporto local, tem um número de voos limitados para o exterior.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:06 em 23 de novembro de 2010:

    Caro Roberto Tongu,

    Acho que V. tem razão, e eu tentei conferir no artigo do jornal Nikkei, que parece ter mencionado errado. Acredito que seja Sendai, pois os chineses estão usando também pequenos aviões, inclusive executivos.

    Paulo Yokota

  3. Paulo Yokota
    3  escreveu às 08:43 em 24 de novembro de 2010:

    Caro Roberto Tongu,

    Conferi e realmente o erro foi meu. Conheço pouco desta região, estive em Sendai assim como fui até Yamagata. O aeroporto a que se refere o artigo de onde retirei esta informação é o de Sendai, que é menor, mas que vem sendo utilizado para voos fretados ou de aviões executivos. Obrigado pela leitura atenta, e estou enviando um e-mail em separado.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: