Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mozart Influenciando Alimentos e Bebidas

26 de novembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Como até hoje não existem evidências científicas, estas curiosidades que estão ocorrendo no Japão, por enquanto, tratam-se de um bom marketing. Num artigo de Daniel Krieger, publicado no jornal The Japan Times, informa-se que estão aumentando as produções de tomates, bananas e sakês onde se utiliza a música clássica, sobretudo de Mozart, para a sua produção. Já se informava que para a produção dos conhecidos Kobe beef alguns produtores utilizavam a música e a cerveja para manter o gado relaxado, para obterem carnes mais macias, o que parece ter uma lógica.

Mas agora, tanto tomates e bananas como outros produtos similares estão sendo desenvolvidos com o uso da música de Mozart, e assim são apresentados aos seus consumidores nas embalagens para vendas a varejo. O artigo informa que ainda não se obteve dos cientistas evidências de que a música contribui para a melhoria da qualidade destes produtos, mas parece que é um eficiente mecanismo de marketing, por melhorarem suas vendas.

fs20101125a3a

Tomates em estufas do Tomate Harada amadurecem com o som de Mozart durante 10 horas por dia. Foto da Tomate Harada

Recentemente, apareceram bananas produzidas nas Filipinas e vendidas em supermercados da Província de Hyogo, informando que foram amadurecidas por cerca de 10 dias ouvindo músicas de Mozart. O mesmo tinha acontecido com outros produtos como shoyu, o molho de soja, udon, macarrão de farinha, como um tipo de cogumelo. Há uma remota possibilidade de produtos fermentados em ambientes mais calmos apresentarem qualidades diferenciadas, mas parece mais difícil que plantas possam contar com estes benefícios, ainda que existam comportamentos diferentes dependendo do meio ambiente. E muitos destes produtos alimentícios são produzidos nos chamados vinil house, com condições de temperatura, umidade e insolação controladas, além dos nutrientes adequados.

Um produtor de bananas informa que elas ficam mais doces. Uma produtora de sakês informa que foram utilizadas diversas músicas, como jazz, rock, Beethoven e Mozart, sendo que para ela a última proporcionou melhores resultados.

Existem muitas pessoas que acreditam firmemente que as plantas podem crescer mais saudavelmente se tratadas com carinho, além de sempre regadas e com insolação adequada.

Fazer mal, eu acredito que não faz, e se as plantas não proporcionarem melhores resultados, no mínimo os produtores podem ter momentos mais felizes ouvindo uma boa música.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: