Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Máquina Caseira de Pão de Arroz

12 de novembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: ,

O jornal econômico Nikkei informa o lançamento, com grande sucesso, do novo aparelho da Sanyo, hoje uma subsidiária da Panasonic, que permite produzir pão a partir do grão comum de arroz. O que já existia de forma limitada no Japão é o pão produzido de uma farinha de arroz, cujo preço sempre foi muito mais elevado que o do arroz em grão, cereal largamente consumido pelos orientais. Os aparelhos para o preparo do arroz foram os primeiros introduzidos há décadas, inicialmente para a forma consumida pelos orientais, mas que passaram a ser utilizados também no Ocidente, permitindo variações como o preparo de alguns tipos de risoto.

Os destinados à produção do pão de trigo também têm um largo consumo, para um tipo mais semelhante ao pão de forma, permitindo que se utilizem outros cereais como centeio e assemelhados. O sucesso de venda deste novo aparelho após o seu anúncio foi tão grande que o seu lançamento acabou sendo antecipado, e atualmente só é possível atender os consumidores que já fizeram a sua encomenda antecipadamente. Ele custa, no varejo, um pouco mais de US$ 600 cada.

máquina

Como este tipo de pão de arroz é uma novidade, pouco se conhece sobre ele, mas os consumidores japoneses sempre apreciam novidades deste tipo. Sempre se produziu no Japão alguns tipos de doces utilizando farinha de arroz. O pão de trigo passou a ser de consumo mais disseminado no pós-guerra, pois não fazia parte da tradicional dieta japonesa.

Estes aparelhos tornam mais práticos os trabalhos domésticos, pois muitas donas-de-casa passaram a contar com empregos, algumas em tempo parcial. Os custos de empregadas domésticas são proibitivos, sendo possível somente em residências de poucos privilegiados.

Se o padrão de disseminação do uso destes aparelhos seguir a tendência observada nos destinados ao cozimento do arroz, eles devem passar a ser adotados na Ásia, onde a disponibilidade de arroz é maior que a do trigo. Pode chegar depois ao Ocidente, pois os produtos japoneses gozam da imagem de serem mais adequados à preservação da saúde humana, depois de algum tempo, com exceção às lojas especializadas em produtos orientais, que são extremamente ágeis comercialmente para as novidades, predominando os que são de propriedade de chineses.

Até porque a variedade de pães é muito ampla nesta parte do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: