Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Carlos Ghosn Escrevendo para o Nikkei

1 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias, Tecnologia | Tags: ,

carlos ghosn Carlos Ghosn, presidente da Renault/Nissan, nascido em Rondônia, no Brasil, e também treinado na Europa, publica uma inédita série de cinco artigos no principal jornal japonês Nikkei. O respeitável empresário que ganhou grande prestígio no Japão ao aceitar, como um estrangeiro, a missão de recuperar a Nissan, que todos achavam ser missão difícil dada às diferenças culturais e empresariais da grande empresa japonesa, com arraigada tradição. Ele tanto obteve sucesso que se tornou uma espécie de guru dos japoneses, conquistando a presidência da Renault, que atua em todo o mundo.

Ele tem autoridade no que fala a respeito das tendências futuras da indústria automobilística, e no primeiro artigo publicado destaca que a necessidade é a mãe da inovação, e o ceticismo, o pai, e de ambos derivam soluções para a vida. As indústrias automobilísticas produzem veículos que permitem aos seres humanos superarem distâncias, desafiando os terrenos. Mas eles estão numa fase de transição, pois utilizaram por 100 anos veículos movidos por motores basicamente de gasolina, apesar dos seus aperfeiçoamentos.

Ele entende, como muitos outros especialistas, que os automóveis passarão a ser movidos por eletricidade, o que já está acontecendo e deverá se acentuar no futuro. A nossa consciência ecológica que está aumentando, e a redução das emissões de dióxido de carbono será inevitável, bem como a impossibilidade deles dependerem de um recurso finito. Caminha-se para 100% de carros elétricos.

Isto tem um potencial para transformar muitos segmentos industriais. Pensa-se cada vez mais na sustentabilidade, inclusive na área da mobilidade. Os céticos acreditam não haver infraestrutura para sustentar os veículos elétricos, mas a Renault/Nissan é pioneira na produção em massa destes carros como nos sistemas que suportam esta opção, como as baterias recicláveis e recarregadas, que devem ser algo público/privado.

Carlos Ghosn está otimista que se chegará a zero de emissão de poluentes nos transportes. Eles gastaram 18 anos no desenvolvimento de baterias, e devem lançar este mês nos Estados Unidos e no Japão os veículos com emissão zero de poluentes. Ele se mostra aberto para receber comentários sobre o assunto.

Na EXPO XANGAI 2010, os veículos que circulavam pelo imenso espaço eram todos elétricos, até os ônibus. Para não ficarem ligados aos fios, nos pontos de parada, suas baterias recebiam cargas adicionais, evitando as dificuldades dos antigos ônibus utilizados em São Paulo, por exemplo. O fato concreto é que os avanços são constantes, chegando o momento como o previsto pelo Carlos Ghosn.



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