Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Criação de Peixes no Brasil

23 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , ,

Com o aumento substancial da demanda de alimentos saudáveis em todo o mundo, a criação de peixes generalizou-se, com o intenso uso da piscicultura, tanto dos originários dos mares como de rios e lagos. As tecnologias para tanto estão se desenvolvendo, de forma que novas variedades de pescados estão sendo criadas, a partir de algumas práticas mais eficientes e produtivas. Hoje, são muitas que estão sofrendo melhoramentos genéticos, com cruzamentos das que apresentam algumas vantagens, como facilidade de criação, sabor adequado ou elevada produtividade.

No Brasil a estatal Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com a colaboração de outras instituições de pesquisa, vem coordenando trabalhos para o melhor desenvolvimento de algumas variedades de pescados ou frutos do mar, como tilápia, cachara, camarão-branco e tambaqui.

imagesCAHHQ411

A tilápia cinza escura, originalmente do rio Nilo, já conta com muitas variedades com elevada produtividade, mudando até no seu aspecto físico, como o conhecido como Saint Peter, com coloração avermelhada, largamente comercializada em todo o mundo. Agora, as espécies altamente apreciadas como o tambaqui, de origem amazônica, que apresenta uma costela semelhante a de um suíno, de dimensão avantajada, está sendo criado ao lado de variedades fluviais como o tucunaré, pacu e outros. Mesmo fora de suas regiões de origem.

Ao lado da elevada produtividade numérica da piscicultura está se conseguindo que obtenham mais peso em menor tempo, tornando habitual o seu fornecimento em mercados das grandes metrópoles, já nas formas semipreparadas de filés, tendo as demais partes do peixe totalmente aproveitadas para outras finalidades, como rações.

Mesma que algumas variedades sejam ricas em gordura, elas são consideradas saudáveis por conterem Omega-3, considerado como um colesterol benéfico, principalmente para o sistema circulatório dos seres humanos.

A criação de camarões generalizou-se, a ponto de se tornarem produtos acessíveis aos consumidores de nível de renda mais modesto, mesmo os de dimensões mais avantajadas. Também estão sendo derrubados os mitos dos efeitos maléficos à saúde, com a disseminação de seus preparos combinados com produtos neutralisadores do colesterol, como a soja.

Também outros frutos do mar, como as ostras e mexilhões, ricos em cálcio, estão sendo cultivados em grandes fazendas marítimas, enriquecendo as alternativas alimentares. Outros pescados como a truta ou o salmão exigem condições climáticas diferenciadas.

São notícias cada vez mais promissoras, contribuindo para melhorar a alimentação humana saudável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: