Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Duas Notas de Carlos Ghosn no Nikkei

27 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Empresas | Tags: , ,

Carlos Ghosn, o empresário brasileiro que comanda a aliança da Renault-Nissan, completa com duas notas sua série de cinco artigos publicados no jornal japonês Nikkei, referindo-se ao comportamento de uma empresa global durante a crise e a liderança empresarial no mundo globalizado. Ressalte-se que esta série é algo inusitado na imprensa japonesa, demonstrando o elevado prestígio que ele tem no mundo empresarial do Japão, quando o país tenta superar sua estagnação econômica.

Na quarta nota, ele constata as lições que absorveu na superação da crise mundial de 2008/2009, considerada sem precedentes. Como um terço da população mundial vive hoje na China e na Índia, ele entende que há novos desafios, que precisam ser superados com novas parcerias, como as que estabeleceram com a Mitsubishi, paralelamente ao aprofundamento da aliança Renault/Nissan. A consolidação de um grande grupo tornou-se uma necessidade.

carlos_ghosn_top

No fundo, trata-se da sobrevivência pelo uso das economias de escala, evitando os gastos efetuados em multiplicidade em diferentes organizações, visando expandir suas atividades nos mercados emergentes que apresentam taxas de expansão mais elevadas, respeitando as características locais. Isto implica também em inovações, adaptando-se às novas tendências do mercado, como a perseguição da sustentabilidade com carros elétricos.

Para tanto, as lideranças necessitam motivar todos os colaboradores estabelecendo metas de referência utilizando suas melhores práticas, que precisam ser absorvidas por todos. Para sobreviver como companhias globais é preciso estar ligado com a consistência e a habilidade para as mudanças.

Como dirigente de empresas globais, Carlos Ghosn despende um terço do tempo anual no Japão, um terço na França e um terço no resto do mundo. Com as facilidades hoje disponíveis de comunicação, todos os tempos de viagens são aproveitáveis, ao mesmo tempo em que o contato com diversas realidades lhe proporciona oportunidades para novos aprendizados.

Gozando da confiança de todos, ele propõe aos parceiros de trabalho as sinergias que podem ser geradas, criando novos valores. Hoje, eles perseguem os veículos de zero emissão de poluentes, como pioneiros de soluções nos mercados de todo o mundo.

Para terminar a série, ele coloca uma consideração pessoal. Ele pretende ser um bom pai, um bom professor para os seus quatro filhos, para que sejam bons adultos que contribuam para a sociedade. “Meu gol é que meus filhos sejam melhores pessoas que eu sou”.

Onde ele estará daqui a 10 anos, fazendo o quê? Ele não sabe, mas estará no ar, em seu caminho para novas experiências.

Estes seus cinco artigos, que podem ser encontrados integralmente no Nikkei, são lições de um empresário mundial com variadas experiências que triunfou na Nissan do Japão, conquistou a fama por superar os obstáculos culturais, tornou-se o CEO da Renault no mundo, e continua procurando os desafios para tornar a economia mundial sustentável.

Todos nós temos algo a aprender de sua experiência, deste brasileiro que nasceu no Estado de Rondônia, na Amazônia, e se tornou cidadão do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: