Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os BRICs Entre os Mais Otimistas

23 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , ,

Ainda que as pesquisas de opinião da população sobre como será 2011 não signifique que ela seja decisiva, pode-se concordar que o otimismo sempre é um fator que favorece a obtenção de melhores resultados. Como realiza anualmente, a Gallup International fez uma abrangendo 52 países e 64 mil entrevistados, e no Brasil, segundo o site da Folha, ela esteve a cargo da Ibope Inteligência. 73% dos pesquisados brasileiros acham que 2011 será melhor que o ano anterior, só sendo superado pelo resultado da Nigéria.

As populações dos países que fazem parte do grupo BRICs – Brasil, Rússia, Índia e China estão entre as mais otimistas, o que certamente contribui para que obtenham melhores resultados. Os africanos estão entre os que esperam um ano melhor, enquanto o mesmo otimismo não se observa no mundo chamado desenvolvido.

gente feliz

Já em 2010, os resultados econômicos devem favorecer os países emergentes que estão conseguindo resultados surpreendentes se considerar a crise que se abateu sobre o mundo em 2008, enquanto nos industrializados, se houver crescimento, ele será mínimo.

No Brasil, 2.000 pessoas foram entrevistadas, e 56% acreditam que 2011 será um ano próspero, observando-se que este otimismo vem aumentando ao longo dos anos. 61% acreditam que haverá estabilidade no seu emprego, sendo que este otimismo é mais acentuado no Nordeste.

Os pesquisados em todo o mundo acreditam que a prosperidade do Ocidente do século 20 está se transferindo para o Oriente, mostrando que a esperança global está concentrada entre as potências emergentes.

Este estado de espírito é muito importante, pois as economias apresentam dificuldades quando a população não está otimista. Tanto os consumos como os investimentos acabam sendo favorecidos quando a população está com uma visão positiva. E existem razões objetivas que favorecem estas opiniões, facilitando que o desenvolvimento ocorra com maior facilidade.

É uma boa notícia para este final do ano.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: