Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chá Verde e Seus Benefícios

7 de janeiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Gastronomia, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

O chá é, nas suas mais variadas formas, uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, e o conhecimento dos seus benefícios continua se ampliando. O site do Globo informa que foi publicado na revista científica “Phyomedicine” um artigo dos cientistas da Universidade de Newcastle, liderados por Ed Okello, que o consumo regular do chá verde ajuda a proteger o cérebro de algumas formas de demência, entre elas o Alzheimer. E que pode ser uma poderosa aliada contra certos tipos de câncer.

Diversos estudos apontam que este tipo de chá ajuda a equilibrar funções do metabolismo, facilitando a eliminação de toxinas, e ajuda também no emagrecimento. Seus efeitos são potencializados durante a digestão porque são quebradas em centenas de moléculas menores, permitindo o melhor aproveitamento dos alimentos ricos em vitaminas e minerais. O Alzheimer tem desenvolvimento ajudado pelo peróxido de hidrogênio e uma proteína chamada beta-amitóide. O chá verde contém polifenóis, segundo os cientistas, que é um antioxidante que evita as suas fixações no cérebro. Pesquisas continuam sendo efetuadas.

06_MHG_ciencia_chaverde chá verde

No China Daily, há um artigo com referência num Classic of Tea, de Lu Yu, um monumental trabalho sobre esta bebida. O autor nasceu no ano 733 na Dinastia Tang, onde o primeiro livro trata do seu cultivo, fabricação e consumo. O seu consumo espalhou-se pela China com o zen budismo, que na prática da meditação os monges não podiam comer ou dormir, mas somente tomar chá.

No segundo livro, trata-se dos utensílios utilizados na sua produção, e no terceiro, da avaliação do chá.

São possíveis que estas descobertas científicas recentes expliquem parte da boa saúde dos idosos orientais, grandes consumidores do chá verde. Nas fábricas e escritórios chineses, o chá é largamente consumido, em xícaras gigantescas, sempre com um recipiente que mantém as águas quentes.

No Japão, muitos tipos de chá finos são servidos aos visitantes, e muitas das refeições acabam sendo acompanhadas por estas bebidas, que acabam variando de tipo. Mas, o mais consumido é o chá verde.


2 Comentários para “Chá Verde e Seus Benefícios”

  1. Sergio Bernardo
    1  escreveu às 17:05 em 8 de janeiro de 2011:

    Conheci o site por uma amiga do facebook e costumo tomar cha, tenho um cha verde, que veio do japão e sempre tomo a noite. Muito bom mesmo!!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:13 em 8 de janeiro de 2011:

    Caro Sergio Bernardo,

    Obrigado pela mensagem. Realmente, o que os asiáticos conheciam ha séculos está sendo comprovado agora pela medicina ocidental.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: