Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Interpretações Sobre o Papel do Presidente Hu Jintao

19 de janeiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , | 4 Comentários »

Inicialmente tenho que retificar o cargo do presidente Hu Jintao, que postei duas vezes como premiê neste site. Hoje, desejo discutir o importante artigo de David E. Sanger & Michael Wines, do The New York Times, certamente qualificados jornalistas, que foi reproduzido no O Estado de S.Paulo. Começa com um título provocativo: “Um líder chinês fraco e à mercê de um partido difuso”. Não seria o caso de indagar se ele não está desempenhando um papel que não agrada totalmente os norte-americanos junto com o seu Partido Comunista Chinês?

Na avaliação destes jornalistas, Hu Jintao teria menos liderança que seus antecessores. Segundo eles, os funcionários norte-americanos pressionaram os chineses para provocar a valorização do seu câmbio, o que foi feito de forma infinitesimal, como tinham se comprometido. Eles sempre alegaram que um câmbio desvalorizado era fundamental para continuar dando emprego à sua população.

sanger michael

Devid E. Sanger e Michael Wines, do The New York Times

Apontam que na recente reunião entre Hu Jintao e o secretário de Defesa Robert Gates, os americanos foram surpreendidos pelo teste do caça Steath, que deveria ser atribuído à falha do serviço de informação dos Estados Unidos. Que este armamento pode comprometer o equilíbrio de forças militares na Ásia, não se pode duvidar.

Ainda que as autoridades econômicas norte-americanas mantenham uma posição cautelosa diante do astronômico suporte que recebem dos chineses, nas suas manifestações sempre existem algumas pontadas de críticas. Afinal não é confortável estar na dependência de decisões externas, com os quais os Estados Unidos não estavam acostumados.

Sobre a alegação que o Partido Comunista não tem uma linha clara, sempre podem existir controvérsias. Muitos analistas entendem que seus quadros reúnem os mais qualificados profissionais, alguns com experiências externas. Os problemas relacionados com o comércio, o respeito às propriedades intelectuais, bem como os direitos humanos certamente ainda deixarão divergências apreciáveis. Mas que a China tem um plano de médio e longo prazo não se pode duvidar.

Alguns estudos já apontam que a China ultrapassou os Estados Unidos na produção de automóveis, de construção civil, na produção de cimento, na produção de aço etc. Dependendo dos dados utilizados, como o chamado PPP – Poder de Paridade de Compra, os chineses já podem estar à frente dos norte-americanos. Informa-se que os Estados Unidos devem formar cerca de 70.000 engenheiros neste ano, enquanto a China formará cerca de 900.000.

Realmente, a situação fica desconfortável, mas há que se encontrar uma forma de convivência dentre estas duas potências, inclusive para a tranquilidade do resto do mundo.


4 Comentários para “Interpretações Sobre o Papel do Presidente Hu Jintao”

  1. Jose Comessu
    1  escreveu às 15:12 em 20 de janeiro de 2011:

    Sr. Paulo, qual a possibilidade da China aceitar um acordo tipo Plaza que os EUA enfiaram na goela do Japao em 85? A China ja sabe o que aconteceu com os japoneses depois. A decadencia do Japao comecou justamente nesse ano, concorda?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:41 em 20 de janeiro de 2011:

    Caro Jose Comessu,

    Entendo que esta possibilidade é proxima de zero. Naquela ocasião os Estados Unidos ainda tinham uma grande influência na comunidade internacional, o que não acontece mais hoje. Hoje eles estão fortemente endividados sendo seu maior credor a própria China. O Japão já enfrentada outras dificuldades como envelhecimento de sua população, e na sua defesa internacional dependia do “guarda-chuva” norte amerciana.

    Paulo Yokota

  3. Tweets that mention Interpretações Sobre o Papel do Presidente Hu Jintao » Asia comentada -- Topsy.com
    3  escreveu às 15:38 em 20 de janeiro de 2011:

    […] This post was mentioned on Twitter by Paulo Yokota, Fabricio 小法!!. Fabricio 小法!! said: Interpretações Sobre o Papel do Presidente Hu Jintao: http://t.co/h7kZnVH […]

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 18:43 em 20 de janeiro de 2011:

    Dear Fabricio,

    Thank you for the comments.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: