Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Origens da Maquiagem

5 de janeiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , ,

Parece difícil precisarem quando e onde se originou o uso da maquiagem, mas o China Daily publica um interessante artigo de Wen Yi informando que na Dinastia Tang (618 a 907AD) ela já era popular, compreendendo sete etapas que compreendiam o uso desde a base, coloração dos olhos e das faces até a aplicação das cores nos lábios. Escavações efetuadas encontraram máscaras de mais de 5.000 anos que mostram lábios já avermelhados, havendo indícios que poderiam ser mais antigos.

Certamente, algo semelhante ocorreu na Mesopotâmia e no Egito, pois foram encontrados objetos de adorno como colares de vidro, bem como uso de pinturas nos rostos, inclusive nas múmias preservadas. Na China, as pesquisas indicam que os chamados “bálsamos das bocas” eram usados não somente pelas mulheres como pelos homens, supondo-se que se destinavam a proteger contra ventos e temperaturas baixas.

00123fc5bdac0ba4152b05

Sete passos para maquiagem com cosméticos na China antiga

Os pigmentos para embelezar os lábios eram geralmente obtidos de sucos de frutas, sangues animais e minérios. O mais usual era o vermelhão (sulfato de mercúrio pulverizado), produzidos nas províncias de Hunan, Guizhou e Sichuan, mas que eram facilmente removidos. Adicionaram-se gorduras animais para torná-los mais adesivos nos lábios.

Tudo isto mostra que a vaidade humana sempre existiu, ou para corrigir alguns defeitos ou esconder as marcas do tempo. Ou para a apresentação teatral das pantomimas que procuravam ressaltar as marcas de alguns aspectos humanos, como no kabuki ou na Ópera de Peking, que ganharam notoriedade em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: