Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Política Econômica Brasileira Comentada no Exterior

10 de janeiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , ,

Nada mais natural que a política econômica a ser adotada pelo novo governo brasileiro desperte interesse na imprensa mundial. As declarações do ministro da Fazenda Guido Mantega, que continua à frente da principal posição na determinação desta política na nova administração, interessam a todos, principalmente quando concede uma entrevista ao Financial Times.

O mundo enfrenta problemas relacionados com o câmbio e todas as circunstâncias que o cercam, pois são acentuadas as reclamações sobre a exagerada desvalorização do câmbio chinês, e mais recentemente do dólar norte-americano. Na medida em que o governo brasileiro adota medidas para evitar os seus extremos, que tem como contrapartida a flutuação do real, comentários são provocados, pois afetam os fluxos financeiros internacionais.

Guido_mantega

Ministro da Fazenda Guido Mantega

Como na entrevista concedida Guido Mantega não se refere somente à intervenção na área cambial, mas também às pretensões de políticas fiscais mais restritivas, além de possibilidade de acionar outras não explicitadas, os comentários de analistas são inevitáveis, até com ponderações.

Muitas autoridades procuram não se referir a assuntos cambiais de forma específica, pois são demasiadamente sensíveis e podem provocar interpretações perigosas, provocando flutuações sempre indesejáveis no mercado.

Os analistas mais experimentados sabem que o governo vai, pragmaticamente, definindo este conjunto da política econômica, não se podendo ater somente às medidas emergenciais, que também são necessárias. Mas parece que a mensagem de uma austeridade fiscal e monetária já chegou aos mais isentos, que não se orientam pelas flutuações de curto prazo estimulados pelos operadores do mercado financeiro.

Seria interessante que os aspectos relacionados com o lado real da economia fossem melhor esclarecidos, principalmente nas suas tendências de prazo mais longo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: