Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fusão das Bolsas de Nova Iorque e de Frankfurt

16 de fevereiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais | Tags: , ,

O anúncio da fusão das bolsas de Nova Iorque e Frankfurt é o sinal mais evidente da globalização das operações financeiras mundiais. É evidente que existe uma economia de escala nesta fusão e que resistências tiveram que ser removidas, mas a realidade econômica acabou sendo mais forte, provocando um acelerado esforço para o mundo Ocidental fazer frente aos avanços asiáticos. No mundo financeiro, já não existiam as barreiras territoriais e dos fusos horários, e os agentes que atuam nas bolsas eram obrigados a acompanhar desde o que acontecia na Nova Zelândia até nos Estados Unidos, durante as 24 horas de cada dia.

Uma nova realidade dramática é que os norte-americanos ficarão com 40% das ações que controlam a nova organização, com os europeus majoritários com 60%, mostrando que os Estados Unidos perderam a sua primazia econômica que detinham desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Na economia global, infelizmente, não existe nacionalidade.

deutsche bolsa de nova iorque

Todas as operações destas bolsas já eram possíveis de ser realizadas on line e on time, ou seja, com o uso da internet e instantaneamente, de qualquer parte do mundo. Isto provoca uma ilusão na mente humana, como se tudo na economia pudesse ser feito na mesma velocidade. Infelizmente, a produção tanto agrícola como industrial demandam tempo, ainda que muitas técnicas venham sendo adotadas para abreviá-la.

Na realidade, as mentes humanas estão sendo influenciadas por esta velocidade que também abrevia a vida de muitos produtos. A maioria deles está se tornando descartável, com o rápido desenvolvimento tecnológico.

Mais do que nunca, as posições existencialistas ou budistas estão se tornando realidade, existindo o aqui e agora, com uma evidente transitoriedade da vida. Vai levar algum tempo para todos nós possamos absorver esta nova realidade, com todos os seus efeitos.

Observando as reações de personalidades mundiais já publicadas nos sites de muitos veículos do mundo, apesar do espanto sobre a velocidade em que fusão ocorreu, verifica-se que a maioria recebe o fato como algo inevitável. Parece o reflexo natural do que já vinha acontecendo na economia.

Como isto impacta na vida de todos os seres humanos não se sabe, pois estes demoram um pouco mais para entender a profundidade do que está ocorrendo. No fundo, somos testemunhas de um tempo estranho que nem temos total capacidade de compreender.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: