Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Informações Atualizadas Sobre a Índia

6 de fevereiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , , | 2 Comentários »

É sempre interessante receber informações atualizadas como as do competente jornalista Raul Juste Lores, da Folha de S.Paulo. No seu Diário de Nova Déli, na Ilustríssima, ele que já provou a sua capacidade na China. Neste Mapa da Cultura, ele reporta a gigantesca produção cinematográfica indiana, pouco conhecida no Brasil, mas amplamente utilizada na Ásia, que geram astros regionais. É considerada a segunda do mundo, ainda que de qualidade modesta e é possível que em quantidade supere até a dos norte-americanos ou de Hong Kong. O fato concreto é que atende uma demanda gigantesca de populações bilionárias em número de países asiáticos.

Algumas vezes, o Ocidente tem oportunidade de conhecer estas produções, que retratam uma realidade de pobreza e desigualdades como dos países emergentes, mas são acontecimentos raros. Raul Juste Lores relata que algo está mudando neste setor da Índia, como em demais áreas que expressam evoluções culturais que devem estar acompanhando as mudanças econômicas e políticas. Seria interessante que fossem acompanhadas também pelos brasileiros, e o jornalista cita produções cinematográficas recentes que podem merecer alguma atenção.

masthead-760x100

Ele se cita também as contemporâneas produções das artes plásticas da Índia, totalmente desconhecidas pelos brasileiros, que vêm alcançando preços razoáveis no mercado local. Muitos indianos estão apostando que elas ganharão maior projeção no futuro. Ele refere-se também a um intercâmbio literário da Índia, com a visita da Candace Bushnell, que se tornou famosa pelas bases da série televisiva “Sex and the City”, ainda que não seja da tradição indiana a discussão pública destes assuntos.

Para uma melhor compreensão dos ocidentais, a Índia que se tornou conhecida com trabalhos como Kama Sutra não tem a tradição de relacionar o sexo com o pecado, como é predominante no Ocidente influenciado pelo cristianismo.

Ele se refere também a uma exposição fotográfica que retrata a Índia desde 1870, com forte influência inglesa, sob diversos ângulos culturais. Seriam aspectos que as autoridades indianas poderiam intercambiar com o Brasil, quando começam a se manifestar os interesses bilaterais de intensificações dos relacionamentos. Não podemos continuar a nos desconhecer reciprocamente, como é a situação atual.


2 Comentários para “Informações Atualizadas Sobre a Índia”

  1. Informações Atualizadas Sobre a Índia » Asia comentada | Info Brasil
    1  escreveu às 20:47 em 6 de fevereiro de 2011:

    […] posted here: Informações Atualizadas Sobre a Índia » Asia comentada Tweet This […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:08 em 6 de fevereiro de 2011:

    Caros,

    Obrigado pela referência a matéria postada.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: