Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tímidas Mulheres Japonesas

14 de fevereiro de 2011
Por: Naomi Doy | Seção: Notícias | Tags: , ,

Ventos da liberação pop estão fazendo bem às mulheres japonesas. Takako Nagase, membro da Câmara dos Comuns, e outras 20 deputadas do Partido Democrático Japonês (do governo), se cotizaram para presentear o primeiro-ministro Naoto Kan com uma bela e inusitada gravata cor-de-rosa, pink cheguei. Amaldiçoado seja quem pensou mal: num momento em que o governo atravessa índice de aprovação flutuando perigosamente para baixo no meio de tempestades no parlamento, elas esperam que esse acessório inspire sortilégio mágico e sedutor ao ministro, projetando imagem renovada de forte e viril liderança junto ao público.

Nagase falou a repórteres que o ministro ficou muito feliz com o talismã e o colocou incontinenti. Espera-se que ele compareça usando a nova gravata nas próximas reuniões do Parlamento. Nos últimos anos, a imagem de várias deputadas em elegantes tailleurs bem cortados trouxe novos ares ao antes sisudo ambiente parlamentar de ternos escuros e sombrios. Até o momento, nenhum dos sérios e carrancudos parlamentares da ala masculina se manifestou a respeito da desinibida movimentação de suas colegas, que estão causando.

naoto namorados images

Naoto Kan. Dia dos Namorados no Japão: entusiasmo de jovens garotas e muitos bombons em lojas

Enquanto isso, doceiras tradicionais e finas butiques de chocolate não deram conta da procura por presentinhos de bombons para o Valentine’s Day, 14 de fevereiro. De uns tempos para cá, tornou-se febre entre garotas – e não tão garotas assim – presentear seus ídolos com bombons e barras de chocolates em lindas e primorosas embalagens. Fora eventuais namorados de verdade, os alvos podem ser colegas de classe ou de escritório, chefes, vizinhos, lutadores de sumô, jogadores de baseball, cantores pops: elas atacam sem cerimônia. Quem recebe faz aquela cara de “sem graça”, mas o ego vai às alturas: quanto mais alvo for de bombardeios de chocolate, maior o prestígio. (Para garotos de colégio pode ser um dia de céu ou inferno, sua popularidade posta à prova). Quem ganhou, é de bom tom retribuir com chocolate branco, no White Day, 14 de março. Marketing oblige.

A exploração comercial do Valentine’s Day está se estendendo por toda a Ásia, inclusive na gigantesca China, como tem sido divulgado pelo China Daily.

Já faz algum tempo, que saudades: no Valentine’s Day-EUA, meninas costumavam entregar furtivamente cartãozinho em forma de coração para o rapaz que, elas sabiam, iria convidar para um sorvete ou cineminha no dia 14 de fevereiro. Ora, direis, que tempos mais over.

Quem disse que mulheres japonesas são tímidas e recatadas? No Japão pop de hoje em dia, assim como na vizinha China, elas estão mais para tigers do que para coelhinhas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: