Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dilma Rousseff Surpreende Analistas que a Subestimaram

29 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

imagesCA73Z3VZMuitos analistas no Brasil e no exterior subestimaram a presidente Dilma Rousseff, fazendo as mais variadas projeções do seu comportamento como presidente da República. Alguns afirmavam que ela seria comandada por Lula da Silva, outros que ela acabaria se desentendendo com o ex-presidente em pouco tempo, que ela era mera prosseguidora da política do governo anterior como gestora etc. Ela vem surpreendendo as elites brasileiras como o povo, com uma personalidade firme e uma política determinada, que nem todos ainda absorveram totalmente, nestes três primeiros meses do seu mandato. Seus índices de aprovação nas pesquisas de opinião são invejáveis, mostrando que conta com capacidade de comunicação e determinação de uma política, interna e externa, com características próprias.

Muitos aguardavam que no contato com Barack Obama ela ficasse inibida, num momento em que eclodiam problemas graves em todo o mundo, tanto no Japão como na Líbia. Mas mostrou-se consciente de que nos contatos com o representante máximo do país líder no mundo atual não poderia colher resultados de curto prazo, nem conseguir um apoio claro para a aspiração brasileira de um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU, mas estabelecer as bases de uma cooperação bilateral ao longo de muitas décadas, mesmo havendo divergências sobre alguns pontos de política internacional. Fez questão de discursar sobre as divergências comerciais brasileiras com os norte-americanos, bem como dos danos da política monetária daquele país aos demais, inclusive o Brasil, colocando em posições de igualdade.

Ela vem demonstrando que a política externa brasileira está se aperfeiçoando, com a firme defesa dos direitos humanos, mas com a continuidade dos contatos e negociações com os países, mesmo com os quais o Brasil não se afina totalmente, como o Irã e a Líbia. Está programando acompanhar as homenagens à Lula da Silva em Portugal, que teve a sabedoria de não ofuscá-la nos contatos com o presidente dos Estados Unidos. Portugal é o país do qual o Brasil recebeu a principal herança cultural, e que passa por dificuldades econômicas no momento.

Está programando uma importante visita à China em abril próximo, aproveitando a reunião dos países emergentes de grandes dimensões geográficas do chamado BRICs – Brasil, Rússia, Índia e China que estão aumentando a importância econômica e política mundial. A China, que vem bloqueando o assento do Japão no Conselho de Segurança da ONU, manifestou que não apoiará a pretensão brasileira. Imediatamente, no mesmo tom, o Brasil respondeu que não reconhece aquele país como economia de mercado, reservando-se ao direito de retaliar o maior importador e exportador mundial, em alguns itens, como os que utilizam mão de obra considerada como de condições degradantes.

No plano interno, apesar das muitas manifestações dos membros da chamada base política do governo, inclusive líderes sindicais, vem se mostrando hábil e consciente do seu poder, conseguindo manter o seu apoio com concessões mínimas. Diante das pressões inflacionárias, vem reafirmando a importância que atribui ao seu controle, inclusive com cortes substanciais nas despesas públicas, mesmo com as dúvidas de alguns analistas. Os que convivem mais diretamente com ela recomendam que os que não acreditam nas suas posições firmes poderão se enganar, acabando por serem prejudicados. Ela vem reafirmando que persegue a redução dos juros reais na economia brasileira.

Nas suas visitas aos Estados brasileiros vem mostrando isenção partidária, lançando em Minas Gerais um importante programa para as gestantes, elogiando publicamente o governador pertencente a um partido que está na oposição ao governo federal.

Ela tem sido implacável na fiscalização dos seus principais auxiliares, até no nível ministerial, exigindo uma administração eficiente. Até na indicação de um novo membro do Supremo Tribunal Federal optou por uma feliz escolha, de um magistrado com tendência para uma rigorosa obediência aos preceitos legais, mesmo com o clamor pela imediata aplicação das normas da recente legislação chamada de Ficha Limpa, que só terá vigência nas próximas eleições.

Por tudo isto, parece de bom alvitre que se passe a acreditar na sua firme determinação, convicção adquirida com aprofundado estudo das questões que dependem de suas decisões.


2 Comentários para “Dilma Rousseff Surpreende Analistas que a Subestimaram”

  1. Tiago Troccoli
    1  escreveu às 10:36 em 2 de abril de 2011:

    Independente de sua boa administração, acredito que é menos difícil administrar uma país em desenvolvimento ou pobre que um já desenvolvido.

    Acontece no primeiro, a economia cresce quase que naturalmente e por mero acaso mesmo com precária infraestrutura e má administração como pode ser comprovado neste país e em outros em desenvolvimento ou pobres. A coisa começa a ficar difícil mesmo, a proporção que vai chegando no patamar desenvolvido.

    Acho que está se passando no Brasil, nada mais é que um novo ciclo, já teve do ouro, cana-de-açucar, borracha, café agora minério e pre-sal. E o senhor sabe o que acontecerá quando esgotar os recursos? Está historia já conheço…

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:57 em 2 de abril de 2011:

    Caro Tiago Troccoli,

    Respeito a sua opinião. Minha experiência, tendo sido professor de desenvolvimento na USP, ter trabalhado no Brasil e com outros países em desenvolvimento, incluisive na China, com algumas experiências nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, me deixou a impressão que os problemas são diferentes nestes grupos de países. Todos apresentam desafios e a grande dificuldade é chegar a um mínimo de consenso e conseguir mobilizar as forças que promovem o desenvolvimento, setor público e privado, num gerenciamento razoável. Acredito que os recursos disponíveis no Brasil são renováveis, e poucos sabem de tudo que temos. Não exploramos todos pois inundaríamos os mercados mundiais derrubando seus preços, a biodiversidade de que dispomos é das mais ricas do mundo, e temos uma quantidade enorme de água, que se tornará cada vez mais escassa em muitos países.
    Conheço o Brasil de cabo a rabo, dos rincões do interior do Acre, da Perimetral Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul, não somente suas grandes cidades, mas até os buracos onde trabalham muitos dos brasileiros. Acredito neste país, no seu povo e no seu governo, como também acho que a Índia, China, o Japão e outros países asiáticos que conheço terão condições de superar os seus desafios.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: