Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudança Radical do Comportamento dos Japoneses

21 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Como não podia de ser, até os ricos japoneses estão mudando radicalmente seus hábitos diante do desastre natural que se abateu sobre o Japão. Um artigo do The Wall Street Journal, publicado no Valor Econômico, informa que muitas lojas de artigo de luxo, como as das grifes internacionais japonesas Issei Miyake, Commes de Garçons, ou até estrangeiras como Louis Vuitton, Prada, Chanel, Cartier, Gucci, Bulgari, Dior e outras, ou estão com suas lojas fechadas em Tóquio, ou estão sem movimento.

Evidentemente, quando muitas vítimas passam por dificuldades, com limitações do fornecimento de energia elétrica e outros problemas de abastecimento básico, não convém a ninguém estar ostentando com consumos luxuosos. Mas, muito mais do que isto, até os meus amigos de classe média estão reduzindo os consumos de energia em suas residências e até consumindo alimentos modestamente, para colaborar com os que mais precisam. Tenho a impressão de alguns estão aproveitando a oportunidade para fazer um regime nas suas dietas.

15_PHG_toquio_luz

A capital Tóquio, com pouca movimentação nas ruas após a tragédia

As empresas japonesas no exterior suspenderam seus almoços e jantares, mesmo com seus clientes, pois precisam dar uma demonstração de austeridade. O mesmo está acontecendo com organizações oficiais, reduzindo o movimento dos restaurantes japoneses mais utilizados por eles.

Não se trata somente de um gesto para os terceiros, mas um forte engajamento de uma sociedade que vive num arquipélago limitado, onde todos necessitam colaborar para sobreviver às dificuldades. Os alunos do secundário japonês estão trabalhando como voluntários na alimentação dos que ficaram desalojados e necessitam utilizar abrigos coletivos. Eles que costumam utilizar seus coros para animar a população, estão se apresentando nos abrigos coletivos para manter a moral elevada diante das dificuldades por que passam.

Em manifestações no exterior, com num concerto de música clássica em Viena, tanto a orquestra como o público fez um minuto de silencio em consideração às vítimas. A popular equipe de futebol do Brasil, Corinthians, utilizou nos seus uniformes a bandeira japonesa e os nomes dos jogadores em japonês, como uma manifestação comovente de solidariedade.

Há, portanto, tanto no Japão como no exterior, um sentimento que o desastre não é só dos japoneses, mas de todo o mundo, havendo necessidade da solidariedade internacional para superar estas dificuldades, estimulando com a expressão que já foi utilizada pela Naomi Doy, “gambarê” que é um grito de estímulo, pedindo que se esforcem, que resistam.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: