Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Custo da Mão de Obra na China e na Ásia

2 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , | 4 Comentários »

Os economistas mais treinados informam que entre os preços mais significativos numa economia está o dos salários, dado o peso de sua influência no conjunto das atividades. Segundo o jornal econômico japonês Nikkei, muitas empresas japonesas procuram alternativas de localização na Ásia, pois os custos da mão-de-obra na China se elevaram, refletindo a sua escassez, como um indicador de sua saturação. Não somente em setores de mão-de-obra intensiva, como no setor têxtil, principalmente produtor de confecções. Também o fornecimento de matérias-primas como o nylon, o poliéster (70% produzido na China) como materiais acrílicos já encontram dificuldades de suprimento, segundo a notícia.

Também as matérias-primas petroquímicas, como o PTA (purified terephthalic acid) e o PET (polyethylene terephthalate), afetaram as operações de indústrias têxteis, mostrando que se trata de problemas mais generalizados. Na China, o índice de preços ao consumidor subiu 4,9% em janeiro deste ano refletindo uma pressão que se transfere para os demais setores.

imagesCAMQIAEEimagesCA6QDYIO

Empresas japonesas do setor de material elétrico instaladas na China, que contratam constantemente novas operárias, encontram-se em dificuldades, pois cerca de 10% estão se demitindo, transferindo para setores que proporcionam melhores salários. Existem ofertas de trabalhadoras, mas seus salários estão subindo.

Estes aumentos das folhas de pagamento estão provocando a elevação dos preços de componentes elétricos, que são utilizados pelas empresas localizadas no Japão. Mas elas se recusam a absorver estes aumentos de preços, pois ainda não se encontram em boa situação econômica.

Muitas empresas japonesas estão procurando o Vietnã, mas o mesmo ocorre com empresas de Taiwan e da Coreia. Em algumas áreas, como a próxima a capital Hanoi, já apresentam dificuldades de fornecimento de mão-de-obra.

Estes aumentos salariais estão se espalhando pelo sudeste asiático e, de acordo com uma pesquisa efetuada pela JETRO – Japan External Trade Organization, as folhas de pagamentos das empresas japonesas que operam no Vietnã subiram 14,2% num ano, comparado com 12,1% na China, mostrando que a transferência de sua localização também não é uma opção.

É a evidência que o desenvolvimento asiático está se espraiando por toda a sua periferia, que se de um lado reflete aumento dos custos, de outro a demanda por toda a Ásia tende ao crescimento.


4 Comentários para “O Custo da Mão de Obra na China e na Ásia”

  1. Alexandre
    1  escreveu às 23:30 em 31 de março de 2011:

    Muito bom este site, visito sempre. Parabens. Alexandre Riella – diretor Connecta Trade Imports

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 04:25 em 1 de abril de 2011:

    Caro Alexandre,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Se gostou, por favor, divulgue-o.

    Paulo Yokota

  3. Gustavo Rodrigues
    3  escreveu às 23:30 em 24 de agosto de 2011:

    Ótima matéria, comentário excelente, era exatamente o que eu estava procurando. mas podia ter uma parte que falava em valores. Mas mesmo assim muito boa, estou recomendando.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 17:39 em 25 de agosto de 2011:

    Caro Gustavo Rodrigues,

    Obrigado pelo uso do site. Estes dados mudam rapidamente, e nos reservamos somente para dados que apresentam alguma estabilidade.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: