Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Intercâmbio Gastronômico Continua

25 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , | 2 Comentários »

tanahashiEm que pesem todas as dificuldades do momento no Japão, a vida precisa continuar e, aos poucos, procuram-se manter as atividades que voltam para a vida normal. Entre eles, o intercâmbio entre o Brasil e o Japão no sentido de promover a gastronomia saudável, chamada Shojin Ryori, de origem budista e vegetariana. O consagrado chef Toshio Tanahashi, da Universidade de Arts and Design da Kyoto University, que já esteve no Brasil no começo do ano passado, voltou a nos visitar, pois ficou encantado com o país como a maioria dos estrangeiros.

Ele veio acompanhado do chef Koichi Mori, que mantém o seu restaurante em Sendai, uma das cidades japonesas mais atingidas pelos atuais terremotos e tsunamis no Japão. Ele relata que para chegar a Tóquio, o que levaria normalmente cerca de três horas, acabou necessitando de 14 horas de viagem no mesmo trecho, como reflexo das limitações que lá persistem. Ambos contaram com a ajuda fundamental do chef Shin Koike, do restaurante Aizomê, de São Paulo, e visitarão também a Amazônia, especificamente Belém, no Pará. Efetuarão também um workshop na Universidade Anhembi-Morumbí.

Neste programa, não se pôde contar com o apoio oficial, pois estas atividades estão compreensivamente suspensos pelas autoridades japonesas. Foi necessário o patrocínio privado, da Fast Shop, da Kikkoman e do Hotel Hyatt, onde se realizaram dois jantares, com sua capacidade totalmente tomada.

O cardápio incluiu algumas especialidades do chef Toshio Tanahashi, como o tofu de gergelim, sopa com tempura de figo e raiz de lótus, risoto de frutas e missô, legumes e frutas temperados com molho verde, croquetes variados com molho de melancia e marolo, macarrão sobá e a sobremesa de kanten de frutas, com creme de tofu e caqui. Os sabores das iguarias estavam mais adaptadas com o uso dos produtos disponíveis no Brasil e ajustados ao paladar dos brasileiros, mostrando que este intercâmbio evolui de forma interessante.

Estes chefs todos ainda realizarão um evento em Belém, procurando conhecer e aproveitar matérias-primas amazônicas, que poderão ser incluídos na culinária Shojin Ryori. Toda a programação está sendo efetuada sem muito alarde, como é conveniente para o momento. Sem o suporte das autoridades japonesas e muitas das empresas do Japão, o programa necessita de pequeno patrocínio local suplementar. Os que estiverem interessados e puderem apoiar, podem entrar em contato conosco ou com Shin Koike.


2 Comentários para “O Intercâmbio Gastronômico Continua”

  1. Roberto Maxwell
    1  escreveu às 23:45 em 25 de março de 2011:

    Professor Yokota,

    Meu nome é Roberto Maxwell. Sou jornalista freelancer, tendo trabalhado para diversos veículos no Brasil e no Japão.

    No momento, estou escrevendo um artigo sobre a economia japonesa após este último terremoto. O veículo é a revista Alternativa, voltada para brasileiros que vivem no Japão.

    Gostaria muito de ter sua análise sobre este fenômeno para o artigo que eu estou escrevendo. Imagino que o senhor esteja bastante ocupado com essa matéria neste momento, mas espero poder ter sua contribuição respondendo algumas perguntas.

    Muito grato pela sua atenção,

    Roberto Maxwell

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:01 em 26 de março de 2011:

    Caro Roberto Maxwell,

    Estou disposto a atender o seu pedido. Respondí pelo email.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: