Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisa Confirma Benefícios para Idosos

1 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Saúde | Tags: , | 1 Comentário »

Um assunto já conhecido pela medicina está sendo confirmado por novas pesquisas recentes divulgadas pelo Proceedings of the National Academy of Sciences, como divulgado pelo site da UOL. Exercícios aeróbicos dos adultos entre 55 a 80 anos, com caminhadas de 40 minutos três vezes por semana durante um ano, aumentaram o volume do seu hipocampo, região do cérebro ligado à memória e ao raciocínio espacial. Os adultos designados na pesquisa para uma rotina de alongamentos não apresentaram nenhum aumento do hipocampo.

O artigo de Katherine Harmon, da Scientific American, informa que partes do cérebro tendem a encolher com a idade mesmo na ausência de doenças neurocognitivas, como demência e Alzheimer. Novas pesquisas mostram que algumas partes do cérebro podem ser poupadas ou até fortalecidas com poucos exercícios aeróbicos.

20070710-idosos-thumbthumbnailCA4H9U2MthumbnailCAKZ004I

Os 120 adultos sedentários recrutados para o estudo não apresentavam demência diagnosticável, mas estavam apresentando redução do hipocampo associado à idade, conforme as ressonâncias magnéticas. O crescimento foi de 2,12% no hipocampo esquerdo e 1,97% no direito, com os exercícios.

Os testes de memória espacial computadorizado indicam que todos melhoraram com as caminhadas como com os alongamentos. Os estudos sugeriram que o maior volume do hipocampo após as interferências dos exercícios deveria se traduzir no melhor funcionamento da memória, o que funcionou. O cérebro permanece modificável mesmo com a idade, indicando que as rotinas dos exercícios, mesmo começando tardiamente, contribuem para melhorar a cognição. Foram alguns dos resultados obtidos por esta pesquisa.


Um comentário para “Pesquisa Confirma Benefícios para Idosos”

  1. Kenichi MIyamae
    1  escreveu às 17:29 em 4 de setembro de 2011:

    Por isso vejo que cresce cada vez mais casais,
    andando de manhã (caminhada) nas ruas.
    A partir das 5.3ohs da manhã.
    Por que? O que estaria leávando as
    pessoas andarem, em par ou até sozinhos.
    Algum clube, associacao que estaria estimulando ? A maioria est acima de
    60 anos!!!
    Descobri a resposta!.Estimular o celebro?!
    Junte se a isto ,cantar e cantar ?!
    Fantastico!


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: