Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mais Explicações Didáticas Sobre a Radiação

14 de abril de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Como as autoridades japonesas aumentaram o risco das radiações das usinas de Fukushima para o nível 7, equivalente ao desastre ocorrido em Chernobyl, todos se mostram preocupados com o assunto, naturalmente. Muitos veículos de comunicação respeitáveis estão dando elementos para uma avaliação mais clara, inclusive pelos leigos. A revista inglesa The Economist elaborou uma escala dos principais desastres atômicos, informando que esta escala da INES (International Nuclear and Radiological Event Scale) é subjetiva, classificando os incidentes como arte do que como ciência, sendo que a de Fukushima é significantemente menor ao meio ambiente do que a de Chernobyl, ainda que esteja no mesmo nível 7. A lista dos incidentes mais graves é a seguinte:

Nível 7 – 1986 – Chernobyl – houve uma explosão no centro do reator; 2011 – Fukushima – houve um derretimento num depósito de combustível provocando radiações flutuantes nas imediações da usina;

Nível 6: 1957 – Kyshtym – falha no resfriamento provocou uma explosão no tanque de lixo radioativo;

Nível 5: 1957 – Windscale – houve um incêndio no centro do reator, e sua fumaça depositou radioatividade nos arredores; 1979 – Three Mile Island – uma falha numa válvula provocou um derretimento na planta nuclear; 1987 – Goiânia – o roubo de uma cápsula radioativa de césio de um hospital abandonado expôs muitas pessoas à radiação.

O The Economist explica ainda que esta escala seja logarítmica, e em algum sentido, por exemplo, o 6 é dezenas de vezes mais danoso que o 5.

Procurando esclarecer o assunto segue também um vídeo de uma filmagem feita pela IPC TV, repetidora da TV Globo no Japão, com a especialista em radiação dra. Emico Okuno, que procura explicar o assunto de forma didática, esclarecendo que a radiação está presente até nas coisas mais banais, ainda que num nível baixo, que pode ser encontrado no: http://bit.ly/eopff5.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: