Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Visita da Dilma Rousseff à China

10 de abril de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , , ,

A China é o país emergente de maior destaque no mundo atual, e é o mais importante parceiro comercial do Brasil, que também conta com respeitáveis credenciais. A pauta que está sendo preparada para discussão entre os dois países, pelos diplomatas de ambos os governos, parece centrar-se nos intercâmbios de tecnologia, visando o relacionamento bilateral de longo prazo. Os funcionários do governo brasileiro e os representantes do setor privado que acompanham a presidente Dilma Rousseff nesta viagem são expressivos e numerosos, e terão contato com as elites chinesas mais preparadas que pode encontrar no mundo emergente, com clara visão dos seus interesses de longo prazo. Mais que resultados imediatos, o relevante parece ser o estabelecimento de bases sólidas para um intercâmbio profícuo de longa durabilidade.

A presidente Dilma Rousseff é conhecida pela sua qualidade pessoal de estudar profundamente os assuntos que exigem suas decisões. Do lado da China, os brasileiros encontrarão dezenas de chineses com as qualidades dela, preparados nos melhores ambientes nacionais e internacionais, conhecendo profundamente todos os assuntos que possam ser colocados em discussão. A nossa experiência pessoal negociando naquele país nos ensinou que para cada brasileiro preparado é preciso esperar que haja no mínimo dez chineses do mesmo naipe ou superior.

801697754  imagesCAVEIFD1 imagesCA404HDY

Presidente Dilma Roussef, presidente chinês Hu Jintao e o premiê Wen Jiabao

É do conhecimento geral que o Partido Comunista Chinês controla todas as decisões relevantes na China, ainda que algumas dissidências no país, e a cúpula partidária é composta de uma elite muito preparada e selecionada pelo mérito, que discute intensamente o Plano Quinquenal do país. Tem uma clara idéia de sua estratégia política interna e internacional estabelecida de forma consensual. Consideram o Brasil importante para as suas pretensões de continuarem com um desenvolvimento acelerado, melhorando a qualidade de vida de sua população, necessitando de alianças para assegurar o abastecimento de todas as suas necessidades, bem como colocação de seus produtos.

O Brasil, pelo seu sistema democrático e de mercado, ainda que pragmático, não conta com igual planejamento de longo prazo, nem um consenso tão amplo sobre as políticas a serem adotadas. O governo Dilma Rousseff, ainda no seu início de gestão, conta com um elevado nível de aprovação de sua população.

Existem muitos pontos e interesses que são comuns entre os dois países, mas também alguns aspectos onde existem divergências respeitáveis. As visitas desta natureza podem incrementar e aprofundar sensivelmente o intercâmbio bilateral e estabelecer bases para atuações conjuntas no plano internacional. As diferenças existentes não devem tirar o brilho dos entendimentos, principalmente por que será seguido da reunião do BRICs que, além dos emergentes Brasil, Rússia, Índia e China terá como convidado a África do Sul.

Em que pesem as parcerias já existentes, o desconhecimento recíproco entre o Brasil e a China ainda é amplo e generalizado. Tanto os empresários como a população em geral se conhecem ainda superficialmente, havendo um amplo campo para o seu aprofundamento, que poderá ser feito ao longo de muito tempo. Ambos os países são extensos, com diferenças regionais, étnicas e culturais apreciáveis, bem como potencialidades pouco conhecidas.

A visita pode representar um ponto de inflexão na evolução do intercâmbio bilateral, que é de alto interesse de ambas as partes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: